13/08/2025

Valoriza GTES-SUS: oficina da Prefeitura de São Cristóvão discute prevenção e cuidados na saúde do trabalhador

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Cristóvão realizou, nesta quarta-feira (13), no auditório do Paço Municipal, o quinto encontro do Programa de Valorização da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (Valoriza GTES-SUS). A atividade integra uma série de 20 encontros que ocorrem ao longo do ano, com temas voltados à qualificação dos serviços e à melhoria do atendimento à população.

Coordenada pela Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), por meio do Plano Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, a ação faz parte do programa nacional instituído pela Portaria nº 2.168 do Ministério da Saúde. O objetivo é fortalecer a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, incentivando o trabalho colaborativo, o planejamento estratégico integrado e o acompanhamento contínuo das ações.

O tema central desta edição foi a saúde do trabalhador. O encontro reuniu gerentes de unidades, profissionais de nível superior, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. “O nosso objetivo é capacitar cada vez mais os trabalhadores da saúde para que o serviço avance na cidade e chegue com mais qualidade para toda a população”, contou a coordenadora de Educação na Saúde, Laiz Layna Santos de Carvalho.

Coordenadora de Educação na Saúde, Laiz Layna Santos de Carvalho

Ao longo de 2025, o programa já abordou temas como mortalidade materna, infantil e fetal; Programa Saúde na Escola; Transtorno do Espectro Autista (TEA); e saúde da mulher. Nesta quinta oficina, as discussões trataram de complicações relacionadas a doenças e agravos no trabalho, e como as notificações podem ser geradas. Para a referência técnica em vigilância em saúde do trabalhador, Lucyane Leite, o conteúdo debatido permitirá coletar dados e definir estratégias de ação. “Ainda temos poucas notificações desses casos, e isso impede um planejamento efetivo. É a partir dos dados que chegam à secretaria que podemos traçar estratégias e implementar políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador”.

Referência técnica em vigilância em saúde do trabalhador, Lucyane Leite

A coordenadora da Vigilância Sanitária de São Cristóvão, Cátia Patrícia, reforçou a relevância da participação dos profissionais. “A Secretaria de Saúde tem uma preocupação constante com a saúde dos trabalhadores, por isso buscamos incentivar que eles participassem dessas oficinas, para que tenham conhecimento sobre vários assuntos que foram debatidos aqui. É um momento também de escuta desses profissionais que são tão importantes para nosso município”.

Coordenadora da Vigilância Sanitária de São Cristóvão, Cátia Patrícia

O evento contou com palestras de Alysson Paulino e Mariana Almeida Ferreira, técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Sergipe (Cerestt/SE), que apresentaram os quatro principais agravos relacionados ao trabalho: acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, lesões por esforços repetitivos (LER/DORT) e transtornos mentais relacionados ao trabalho.

Responsável pela área de São Cristóvão no Cerestt, Alysson ressaltou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo hoje é apresentar essas estratégias de prevenção, sempre ouvindo os profissionais que vivem a realidade das unidades, pois é assim que surgem soluções mais efetivas”.

Alysson Paulino, técnico do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Sergipe (Cerestt/SE)

Para a gerente da UBS Alice Freire, do povoado Pedreiras, Andrea Cristina de Oliveira, as oficinas oferecidas pelo programa têm impacto direto no atendimento. “Essas capacitações fortalecem o vínculo entre a Secretaria e os profissionais, enriquecem o trabalho e garantem um atendimento melhor à população. É um momento de aproximação e de qualificação para todos nós”, concluiu.

Gerente da UBS Alice Freire, Andrea Cristina de Oliveira

Fotos: Heitor Xavier

Publicado por Yago de Andrade Santos
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade