Unidades de Saúde de São Cristóvão realizam visitas domiciliares para aplicar vacinas Pneumo 23 em idosos acamados

A aplicação da vacina Pneumo 23 já foi iniciada e equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Cristóvão estão promovendo visitas domiciliares a idosos acamados para garantir a sua imunização, uma vez que são o público-alvo da campanha. Por conta do aumento das chuvas e baixa da temperatura, é essencial que as pessoas idosas estejam protegidas contra síndromes respiratórias, que nesse período são mais comuns e podem levar a casos graves.
A vacina Pneumo 23 oferece uma importante proteção contra infecções respiratórias agudas, como pneumonia, meningite e septicemia. Em São Cristóvão, cerca de 100 idosos foram inicialmente selecionados para receber a imunização em casa, mas o acompanhamento segue de forma contínua, com o objetivo de alcançar todos os grupos de risco e evitar complicações de saúde.
.jpeg)
“O que fizemos foi identificar todos os idosos acamados que ainda não tinham recebido a vacina ou que precisavam da dose de reforço. Cada Unidade Básica de Saúde fez a lista dos seus acamados, e agora estamos indo até a casa deles para aplicar a vacina. Também disponibilizamos o número da Secretaria de Saúde para que os familiares entrem em contato e agendem a vacinação domiciliar”, explicou Ana Therezinha Marques, coordenadora de Imunização do município.

Conhecida tecnicamente como vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23), a Pneumo 23 é produzida a partir de fragmentos da bactéria Streptococcus pneumoniae e não causa a doença. Administrado em duas doses com intervalo de cinco anos entre elas, o imunizante protege contra 23 sorotipos dessa bactéria e é recomendada especialmente para pessoas com 60 anos ou mais e para aquelas que possuem condições de saúde que favorecem infecções, como diabetes, doenças pulmonares ou cardíacas, baixa imunidade ou problemas no baço.

“Existem alguns grupos prioritários para a Pneumo 23, como pessoas que vivem com HIV e pessoas com doenças crônicas, como asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Esses pacientes, no entanto, recebem o imunobiológico no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE). Nós podemos identificá-los e fazer o encaminhamento para o CRIE”, complementou a coordenadora.

Durante as visitas, os profissionais também verificam o esquema vacinal completo dos idosos, atualizando outras vacinas importantes, como as contra a gripe, a Covid-19 e outras que estiverem em atraso. O agente comunitário de saúde Arilo Camilo de Souza, da UBS Masoud Jalali, ressaltou que as equipes iniciam o atendimento a partir da triagem realizada com base nos cadastros e endereços, notificam as famílias e organizam a vacinação, como no caso da Pneumo 23. Após a aplicação, os dados são repassados para registro no sistema.

“Além da vacinação, a gente mantém esse cuidado direto, esse contato próximo com as famílias, o que é muito importante para estreitar os laços entre a unidade e a comunidade. No meu caso, por exemplo, eu deixo meu número com todos os pacientes, principalmente com famílias que têm alguém acamado ou idoso. A gente mantém esse contato para que, sempre que precisarem de algo, como material para curativo ou diante de qualquer intercorrência fora da visita periódica, possam nos acionar”, reforçou o ACS.

Para Nicolle Leal, que tem sua avó, Maria Alves, acamada por conta da doença de Alzheimer, é essencial que haja esse atendimento domiciliar: “Por conta da dificuldade em se locomover, é mais difícil ir com frequência à unidade de saúde, então esse serviço facilita muito os cuidados com a minha avó”.
.jpeg)
Já Márcia Santana, filha e cuidadora do Sr. Alberto, de 80 anos, emocionou-se ao evidenciar a importância de se sentir segura com o atendimento atencioso que seu pai costuma receber. “Essa vacina nos dá um alívio a mais, de saber que ele não vai ficar em perigo de morte. Porque com uma pessoa idosa tudo é preocupante, então todo cuidado é pouco. Eu, como filha, estando próxima a ele, me sinto muito lisonjeada. Porque é o meu pai que está sendo cuidado, mas o presente quem está recebendo sou eu, que eu amo muito o meu pai”, enfatizou.

Além da vacinação, as equipes de saúde orientam a população sobre medidas simples de prevenção contra doenças respiratórias, como manter os ambientes arejados, higienizar bem as mãos e, em caso de sintomas, adotar o uso de máscaras e o isolamento. Para solicitar a imunização em casa, os moradores podem entrar em contato com o Agente Comunitário de Saúde (ACS) de sua região ou ligar para a Secretaria Municipal de Saúde, no número (79) 3045-4915.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Ações de rastreio e prevenção em saúde reduzem em 85% os casos de Tuberculose no Copemcan

Secretaria Municipal de Saúde promove qualificação sobre Saúde da Mulher para enfermeiros da Atenção Primária
