03/06/2024

SMTT realiza reunião com representantes do Grupo Progresso para pleitear melhorias nas linhas de ônibus de São Cristóvão

Nesta segunda-feira (03), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de São Cristóvão realizou uma reunião com representantes do Grupo Progresso, que engloba as empresas Viação Progresso, Viação Paraíso e Transporte Tropical, para solicitar melhorias nas linhas de ônibus que atendem o município. A segurança dos usuários de transporte público nas rodovias foi a principal demanda enfatizada no diálogo.

O superintendente de Trânsito de São Cristóvão, Nilton Santos, explica que um ofício foi enviado para a Viação Progresso com o convite para a reunião. Como resposta, o Diretor-Presidente da empresa, Adierson Monteiro, compareceu à SMTT junto à sua assessoria, para discutir sobre as possibilidades de adequação das frotas de ônibus.

“Solicitamos a melhoria de forma emergencial dessas linhas, principalmente as 311, 312, e 307 e ele garantiu que vai fazer o possível para que possa melhorar. Isso nos trouxe uma esperança e, com a chegada de novos veículos, vamos entrar em contato. O prefeito de São Cristóvão vai entrar em contato com o prefeito de Aracaju, para tentar conseguir esses ônibus novos e reformados que estão chegando para circular aqui no nosso município”, afirma o superintendente.

Nilton Santos,  superintendente de Trânsito de São Cristóvão

Para o Diretor-Presidente da Viação Progresso, Adierson Monteiro, foi uma honra dialogar com a SMTT, pois a sua empresa já opera linhas de ônibus na Cidade Mãe há mais de 40 anos.

“Mostramos os problemas que temos enfrentado, a qualidade do serviço, a frota sucateada. Temos essa consciência, mas nós temos 45 anos operando as linhas e passando também para o pessoal quais os prejuízos e a solução para o setor ter subsídio e recursos financeiros, como se coloca na educação e saúde. E é importante que o prefeito de São Cristóvão e de Aracaju e o Governo do Estado se reúnam para buscar uma solução”, destaca o diretor.

Adierson Monteiro, Diretor-Presidente da Viação Progresso

Na última semana, em reunião do Consórcio Metropolitano do Transporte Público da Grande Aracaju, o prefeito Marcos Santana já havia enfatizado, em frente aos representantes dos municípios vizinhos e do Governo Estadual, a urgência de uma solução imediata para a situação dos ônibus de São Cristóvão, principalmente os que trafegam na Rodovia João Bebe Água. Como mencionado pelo superintendente da SMTT, essas são as linhas 311, 312 e 307, que estão inadequadas graças à falta de segurança e qualidade.

Prefeito Marcos Santana na reunião do Consórcio Metropolitano do Transporte Público da Grande Aracaju. Foto: Heitor Xavier.

Na próxima sexta-feira (07), precedendo o lançamento do Edital de Licitação do Transporte Público, que será lançado em uma semana, os gestores municipais e estaduais farão uma reunião extraordinária do Consórcio Metropolitano do Transporte Público. A partir de mais um diálogo entre administrações, a gestão espera garantir um transporte digno ao povo sancristovense.

Fotos: Clara Dias e Heitor Xavier

Publicado por Clara Dias