SMTT conscientiza condutores e crianças sobre segurança no trânsito
Não existe brincadeira quando o assunto é trânsito, e pensando nisso, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT), iniciou nesta quarta-feira (06), uma nova campanha educativa nas escolas do município. Com o lema ‘Embarque e desembarque com segurança - no trânsito não dá para congestionar’, a primeira atividade aconteceu no Colégio Alternativo Kids, localizado no Eduardo Gomes.
Segundo o superintendente da SMTT, Nilton José dos Santos, a iniciativa busca melhorar a fluidez de trânsito no horário de embarque e desembarque das crianças nos colégios, quando muitas vezes gera congestionamentos e causa transtornos para outros motoristas e linhas de ônibus.
“Também queremos ressaltar a necessidade das crianças usarem o cinto de segurança. Por isso, nós vamos trabalhar a importância desse tema nas escolas utilizando as crianças como mecanismo propagador para os pais e motoristas, além do uso da cadeirinha e do assento elevado de acordo com a faixa etária”, comentou.
Nilton José dos Santos, superintendente da SMTT
O coordenador de Educação para o Trânsito, Cláudio Farias da Paixão, explica que essa questão de entrada e saída de transportes é um problema recorrente tanto no Eduardo Gomes como também no Centro Histórico. “Nessa dificuldade e devido a demanda dos moradores, estamos realizando essa campanha no Alternativo Kids e depois disso iremos no Colégio Elic. Essa será uma ação que vai continuar durante o Maio Amarelo e o restante do ano”, falou.
Cláudio Farias da Paixão, coordenador de Educação para o Trânsito
Na atividade, as orientações foram focadas no embarque e desembarque, de não fazer fila dupla, sempre evidenciando os cuidados de segurança dentro do veículo. Também foram entregues adesivos como forma de firmar a informação. A equipe da SMTT levou informações quanto ao uso do cinto de segurança e o assento de elevação, conforme aponta o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN):
- Assento de elevação: para crianças com idade superior a 4 anos e até 7,5 anos de idade ou com até 1,45 metro de altura e peso de 15 a 36 kg, conforme o limite estabelecido pelo fabricante do dispositivo de retenção.
- Cinto de segurança: para crianças com idade superior a 7,5 anos e igual ou inferior a 10 anos ou crianças com altura superior a 1,45 metro.
Condutores e passageiros conscientes
Um dos pais presentes, Rick Araújo, expressa o quão importante é a participação da SMTT nessas atividades. “É gratificante a questão da criança, ela fica muito vulnerável quando fica sem cinto então é sempre bom lembrar aos pais a orientação de equipamentos de segurança e estacionamentos dos carros. Esse tipo de fiscalização é muito positiva”, declarou.
Rick Araújo, um dos pais presentes
A estudante Ananda Andrade já sabe a importância do cinto de segurança
Já a motorista habilitada para o transporte escolar, Adriana Fontan, conta que está no ramo de trabalho junto do seu marido há 25 anos, e que sempre segue as medidas de segurança. “Essa conscientização é ótima. Ficamos mais seguros para cuidar dessas crianças, respeitando as leis de trânsito”, revelou.
Adriana Fontan, motorista
A aluna Júlia Sophia também aprendeu sobre o uso do cinto em transportes
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Trânsito
Justiça suspende decisão que anulava licitação do transporte metropolitano após pedido de São Cristóvão
São Cristóvão recebe operação “Fim de Ano Seguro” para orientar população sobre trânsito responsável