SMS tem trabalho entre os 10 selecionados para publicação no 28º Congresso Brasileiro de Nutrição

Após emplacar dois trabalhos inovadores no Laboratório de Inovação em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão tem um deles entre os dez selecionados no país para publicação em E-Book e apresentação no 28º Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN), que acontecerá em São Paulo entre os dias 21 e 24 de maio de 2024.
O trabalho escolhido, “Guia Municipal de identificação da Insegurança Alimentar na Atenção Primária à Saúde na Cidade Mãe de Sergipe” foi selecionado no Eixo 4 - Segurança Alimentar e Nutricional no território e no trabalho e tem entre os autores o coordenador de Promoção à Saúde e Programas Estratégicos, Mário Mendes, e a diretora da Atenção e Vigilância, Vanessa Menezes.
O Laboratório de Inovação em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde é uma iniciativa que visa construir um acervo público, gratuito e on-line de ações que favorecem e subsidiam soluções, perspectivas e estratégias locais de implementação de políticas públicas em alimentação e nutrição. Ele foi estruturado pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS) e da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ).
Mário Mendes, coordenador de Promoção à Saúde e Programas Estratégicos, destaca que a importância desse trabalho e de sua escolha como trabalho modelo para compor a publicação do Laboratório de Inovação em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde, por ser um processo de promoção à saúde, que trabalha em várias dimensões pertinentes, como a intersetorialidade, para que o município siga promovendo uma alimentação adequada para aqueles em condição de insegurança alimentar.
“É importante no sentido de reduzir as vulnerabilidades do que tange a insegurança alimentar e nutricional. No contexto em que vivemos, sabemos que muitas famílias, muitas pessoas, sofrem com esse grave problema, que pode levar a outros vários problemas de saúde. Combater a insegurança alimentar nos territórios é garantir o direito humano básico, alimentação e nutrição e é um papel em todos os setores”, afirma o coordenador.

Mário Mendes, coordenador de Promoção à Saúde e Programas Estratégicos
Vanessa Menezes, diretora da Atenção e Vigilância à Saúde de São Cristóvão, ressalta que esse trabalho é fruto de uma construção coletiva entre os membros da SMS e a Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).
“É uma alegria imensa termos o trabalho selecionado entre as 10 experiências exitosas que comporão a publicação do E-book e participarão do 28º Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN), na cidade de São Paulo, em maio. Será uma honra representar a Cidade Mãe e a região Nordeste neste evento. A seleção do trabalho é um marco importante para nós, pois é um reconhecimento dos nossos esforços coletivos para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde como ordenadora do cuidado, garantia da Segurança Alimentar e Nutricional e estreitamento das ações intersetoriais no município”.
.jpeg)
Vanessa Menezes, diretora da Atenção e Vigilância à Saúde de São Cristóvão
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão celebra início da campanha de Agosto Dourado com capacitação sobre aleitamento materno

São Cristóvão recebe Projeto Inclusão Nordeste e acelera perícias de crianças neurodivergentes em parceria com o INSS
