16/10/2024

SMS realiza entrega de tablets e capacitação com agentes de saúde para operar novo sistema informativo

A Prefeitura de São Cristóvão iniciou nesta terça-feira (15) a entrega de tablets para os Agentes Comunitários  de Saúde (ACS). O dia também marcou  o início do ciclo de capacitações sobre o novo sistema PEC APS. Esse sistema está sendo implantado por meio de uma parceria com a empresa MMS Soluções, que fornecerá tanto o sistema quanto os tablets. A capacitação será feita em ciclos, com turmas de cerca de quinze agentes comunitários de saúde, para que possam se familiarizar com o sistema e suas funcionalidades.

O PEC ATF vem com o objetivo de melhorar a tecnologia da informação no município, especialmente em relação à coleta e armazenamento de dados de saúde. “O sistema anterior, utilizado pelo Ministério da Saúde, apresentava algumas inconsistências, tanto do ponto de vista dos agentes quanto da gestão, e agora estamos buscando qualificar e aprimorar essas informações. Isso permitirá que tenhamos um diagnóstico mais preciso das necessidades de saúde da população, o que contribuirá para uma melhor prestação de serviços”, explicou a diretora de Planejamento do SUS, Maria Fernanda Camarço.  

Maria Fernanda Camarço,  diretora de Planejamento do SUS  

O processo de migração dos dados para a nova plataforma será feito gradualmente. Inicialmente, o foco será capacitar todos os agentes sobre o novo sistema, e após isso, começar a migração completa de dados para que tudo esteja integrado com o prontuário eletrônico do cidadão (PEC). A previsão é que a migração seja finalizada ainda este mês. No total, serão distribuídos 160 tablets, conforme o número de agentes previstos no contrato, e esse novo sistema ajudará a consolidar todas as informações de saúde com mais precisão e eficiência.

A criação do novo sistema é fruto da atuação da empresa, MMS, que atua no mercado há cerca de seis anos e já trabalha com 23 municípios. O presidente da corporação, Márcio Souza destaca que a  principal proposta do sistema é garantir uma navegação simples e eficiente, com um layout que permita que o uso seja intuitivo, melhorando assim a produtividade durante as visitas domiciliares. 

Além de fornecer o sistema, a empresa está oferecendo assessoria e consultoria contínua tanto para os agentes de saúde quanto para os coordenadores e a própria secretaria de saúde. Isso inclui suporte técnico e acompanhamento para que todas as funcionalidades sejam bem exploradas e para que qualquer dificuldade ou inconsistência possa ser corrigida de forma rápida.

“A experiência acumulada pela MMS ao longo dos anos, trabalhando com diversos municípios, permitiu que a gente desenvolvesse boas práticas de capacitação e suporte, sempre buscando melhorar continuamente os processos e adaptá-los às necessidades locais. As formações são baseadas nessas experiências anteriores, com foco em preparar os profissionais para utilizar as ferramentas de maneira eficiente e maximizar os resultados no atendimento à população”, pontuou o presidente da MMS. 

Márcio Souza, presidente da empresa MMS

A secretária de saúde, Fernanda Santana,  destacou a importância da tecnologia como uma aliada fundamental para melhorar a assistência à saúde e o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Ela explicou que, desde 2019, o município já utiliza tablets como ferramenta de trabalho, mas o sistema informativo anterior, embora eficaz, não atendia completamente às necessidades de suporte e otimização da coleta de dados:

“Com a adoção do novo sistema, o objetivo é facilitar o trabalho diário dos ACS, proporcionando uma interface mais simples e intuitiva que, ao mesmo tempo, garanta a qualidade e a integridade dos dados inseridos”, declarou a secretária. 

Fernanda Santana, secretária de saúde

Fernanda Santana mencionou ainda que, após uma pesquisa e avaliação de referências de outros municípios, o sistema foi escolhido com base em sua capacidade de fornecer um retorno mais qualificado e eficiente dos dados coletados no território. A secretária expressou satisfação com a escolha do sistema, que já foi bem aceito pelos trabalhadores, destacando que a implementação conta com assessoria contínua para garantir o suporte necessário aos agentes.

A agente comunitária de saúde Marlise Portz Osterkamp destacou que o questionário aplicado por meio do sistema informativo ajuda a garantir que as informações essenciais sejam coletadas. “Isso é fundamental para direcionar as ações do Ministério da Saúde e das unidades de saúde, além de garantir que o sistema esteja sempre sendo aprimorado para tornar as visitas mais ágeis e eficazes. O processo facilita o encaminhamento dos pacientes para os setores adequados, o que contribui para um atendimento mais direcionado e eficaz”, concluiu a servidora. 

Marlise Portz Osterkamp, agente comunitária de saúde

Fotos: Dani Santos. 

Publicado por Jhonny Oliveira
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade