Servidores da Educação de São Cristóvão participam de cursos de primeiros socorros e brigada de incêndio

Com o objetivo de preparar servidores da Educação para qualquer eventualidade de riscos no âmbito escolar, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está promovendo nesta semana cursos de primeiros socorros e brigada de incêndio, ministrados pela equipe da R-Trainner nos períodos da manhã e tarde. A preparação está acontecendo na EMEF Francisco Costa Batista e o público-alvo são todos os servidores que compõem o corpo escolar.
.jpeg)
A formação de brigadistas é regida pela NBR 14.276 e pela Instrução Técnica nº 17 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBM/SE). Ambas as normas ressaltam essa importante formação em diferentes estabelecimentos, a exemplo das unidades de ensino. Com essa preparação, os profissionais são capacitados a prestarem primeiros socorros e a combater o princípio de incêndio com o uso dos dispositivos extintores de incêndio.

No contexto escolar, a Lei nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, prevê a obrigatoriedade da capacitação em primeiros socorros para funcionários e professores de escolas e estabelecimentos de recreação infantil. Essa lei foi criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora, uma criança que faleceu por engasgo durante um passeio escolar.
.jpeg)
“O objetivo da Lei Lucas é preparar a comunidade escolar para agir com seguranças em caso de acidentes. O ambiente escolar é um espaço que tem variados riscos diariamente, de pequenos acidentes com nossas crianças a algo maior, envolvendo contusões, fraturas de membros, além dos princípios de incêndios, onde precisa de pessoas com os devidos saberes e de ágil para utilizar os dispositivos corretamente”, acrescenta Marcos Vinicius, instrutor da R-Trainner.

Para a gestora da EMEF Francisco Costa Batista, Cristiane Lima, o curso tem grande importância, pois proporciona mais segurança para as crianças, seus responsáveis e toda a comunidade escolar. “A formação nos deixará mais preparados para qualquer eventualidade dentro da nossa escola. Temos total responsabilidade sobre as crianças, e são esses detalhes que fazem toda a diferença e salvam vidas”, afirma.
.jpeg)
Marinalva Góes, professora da Rede Municipal de Ensino, foi uma das participantes do curso nesta terça-feira (11). Para ela, a capacitação amplia os conhecimentos dos profissionais da educação. “Toda escola precisa ter pessoas preparadas. Esse curso é um divisor de águas, pois algumas informações eu já conhecia, mas aprendi muitas outras que são essenciais para o nosso dia a dia. Ele abre um leque de conhecimentos e reforça a importância de seguir regras e procedimentos que todo profissional da educação deve dominar”, conclui.
.jpeg)
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Educação

Prefeitura de São Cristóvão abre processo seletivo para estágio na área da Educação

São Cristóvão marca presença no Seminário Nacional pela Alfabetização, em Fortaleza
