Seminfra avança mais um passo na proposta de reestruturação do Centro Comercial do Eduardo Gomes
A semana começou com avanços no projeto que traz a proposta da reestruturação do Centro Comercial do Eduardo Gomes. Na manhã desta segunda-feira (07) aconteceu uma reunião para discutir pontos sobre os estudos preliminares do projeto Mercado Municipal do Eduardo Gomes e o projeto do Complexo Esportivo da Bica dos Pintos.
Por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) a Prefeitura de São Cristóvão busca melhor qualidade de vida para aqueles que vivem do comércio, possibilitando um espaço mais adequado para a realização das vendas de seus produtos com mais higiene e conforto, nesse caso, especialmente para a população do bairro Eduardo Gomes.
A obra seguiu para mais uma fase de discussão, segundo Igor Santos, arquiteto e urbanista da Seminfra, a parte do projeto que hoje foi apresentada se trata da evolução do estudo inicial que teve no Masterplan, corrigindo e adicionando pontos a mais discutidos anteriormente.
Responsável por levantar o projeto, Igor informa que o novo mercado terá o triplo do tamanho do existente no momento. Estima-se, aproximadamente, que serão 2870m² de área construída que será um edifício que vai abranger tanto a dinâmica do novo mercado com bancas de hortifruti, carne, laticínios, farináceos, entre outros tipos de comercialização e anexo a ele ter um edifício comercial que vai abranger o comércio irregular que está na avenida Ayrton Senna.
“Vamos readequar e dar um espaço melhor, mais confortável, com uma infraestrutura melhor para os comércios que existem ali na região. Isso tudo com um foco de potencializar e reestruturar o comércio local”, explica o arquiteto e urbanista.
Igor acrescenta ainda que o projeto vem sendo planejado com soluções de sustentabilidade como uma pequena usina fotovoltaica, com captação da energia solar e, também, soluções de reuso da água da chuva. “Além disso tudo, o edifício foi pensado com estratégias de conforto ambiental”, acrescenta.
Segundo o secretário de Infraestrutura do município, Júlio Júnior, essa apresentação é mais uma etapa do planejamento. “Nos estudos iniciais identificamos que além dos comerciantes que estão já alocados em prédios, existem ao redor pessoas que trabalham de forma ambulante, então, a gente está pensando em contemplar eles e colocá-los em um local mais adequado e de certa forma prosperarem no seu comércio”.
Complexo Esportivo
Na ocasião, aproveitaram-se da reunião e introduziram para discussão o projeto Complexo Esportivo Bica dos Pintos. De acordo com o arquiteto e urbanista responsável da Seminfra, Thiago Nascimento, é uma demanda que o prefeito da cidade levantou para atender o esporte e o lazer do município que apresenta carência.
A ideia é conectar o Ginásio Lourival Baptista com a Bica dos Pintos incluindo novos equipamentos de diferentes modalidades para atender variados públicos, além da ideia da sede da Secretaria de Esporte e Lazer de São Cristóvão. “É uma área de intervenção de aproximadamente 5.000m² e dá suporte estrutural aos atletas do município”, complementou Thiago.
Para o prefeito Marcos Santana, ambos os projetos estão sendo elaborados com todo cuidado para suprir as necessidade diagnósticas no município e que as mesmas venham dar mais conforto e prospecções para o povo. “São obras que beneficiarão as redondezas, no caso do Centro Comercial do Eduardo Gomes, os comerciantes terão um ambiente com mais qualidade e higiênico; enquanto ao projeto do esporte, é uma carência no município que estamos tentando corrigir e que servirá para o esporte de atletas e futuros atletas, quando também um espaço educativo e de lazer para as crianças”.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Infraestrutura

Prefeito Júlio Nascimento se reúne com diretor do DER para discutir melhorias em rodovias de São Cristóvão

Prefeitura de São Cristóvão apresenta avanços habitacionais em evento pelos 16 anos do Minha Casa Minha Vida
