Semed realiza formação com professores visando aprimorar conhecimentos em matemática e técnicas de leitura para os alunos da Rede Municipal de Ensino
A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou na segunda-feira, 05 de agosto, uma Formação com os professores da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de aprimorar as técnicas de leitura dos alunos e os conhecimentos em matemática, como explica a formadora de língua portuguesa do programa Educar pra Valer, Josilândia Gomes:
“Nosso objetivo é capacitar os professores para que eles possam identificar os níveis de leitura de seus alunos. Além disso, estamos focando nas habilidades exigidas pelo SAEB e na progressão dos níveis de proficiência”, pontuou a formadora.
Outra questão abordada na formação é a resolução de itens para que os professores consigam aplicar esse conhecimento em sala de aula, identificar as habilidades correspondentes e, assim, aumentar o nível de proficiência dos alunos.
As formações são realizadas pela Semed de forma contínua e esta foi a quinta deste ano. Suly Brota, técnica pedagógica na SEMED destaca que, através de uma consultoria, é possível garantir a qualidade das formações:
“Contamos com uma consultoria educacional específica, que atualmente está sendo comandada por Joselândia [formadora do Programa Educar Pra Valer] , mas também temos técnicos pedagógicos que ministram essas formações”.
Aridelma Tavares, professora do 4º ano da EMEF Prof.ª Josinalva Santos da Silva considera as formações cruciais para o dia a dia do professor, pois permite a adoção de práticas pedagógicas diversificadas, que promovem um aprendizado mais eficaz para os alunos. Com essa abordagem, segundo a professora, é possível que os estudantes avancem em seus níveis de conhecimento, tanto em matemática quanto em língua portuguesa, sempre contextualizando com todas as disciplinas:
“A diferença na compreensão do material após a formação é notável. Recebemos o material antes da capacitação, mas participar dos encontros torna muito mais fácil dar continuidade ao trabalho em sala de aula. Por exemplo, eu só estou com o livro três há uma semana, mas hoje, com a capacitação, será possível melhorar ainda mais o desenvolvimento do conteúdo até o final do livro”, contou Aridelma Tavares.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Educação

Prefeitura de São Cristóvão realiza entrega de kit completo de material escolar para estudantes da rede municipal de ensino

Prefeitura de São Cristóvão recebe novo ônibus escolar para atender crianças da zona rural
