Semed realiza formação com professores visando aprimorar conhecimentos em matemática e técnicas de leitura para os alunos da Rede Municipal de Ensino
A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou na segunda-feira, 05 de agosto, uma Formação com os professores da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de aprimorar as técnicas de leitura dos alunos e os conhecimentos em matemática, como explica a formadora de língua portuguesa do programa Educar pra Valer, Josilândia Gomes:
“Nosso objetivo é capacitar os professores para que eles possam identificar os níveis de leitura de seus alunos. Além disso, estamos focando nas habilidades exigidas pelo SAEB e na progressão dos níveis de proficiência”, pontuou a formadora.
Outra questão abordada na formação é a resolução de itens para que os professores consigam aplicar esse conhecimento em sala de aula, identificar as habilidades correspondentes e, assim, aumentar o nível de proficiência dos alunos.
As formações são realizadas pela Semed de forma contínua e esta foi a quinta deste ano. Suly Brota, técnica pedagógica na SEMED destaca que, através de uma consultoria, é possível garantir a qualidade das formações:
“Contamos com uma consultoria educacional específica, que atualmente está sendo comandada por Joselândia [formadora do Programa Educar Pra Valer] , mas também temos técnicos pedagógicos que ministram essas formações”.
Aridelma Tavares, professora do 4º ano da EMEF Prof.ª Josinalva Santos da Silva considera as formações cruciais para o dia a dia do professor, pois permite a adoção de práticas pedagógicas diversificadas, que promovem um aprendizado mais eficaz para os alunos. Com essa abordagem, segundo a professora, é possível que os estudantes avancem em seus níveis de conhecimento, tanto em matemática quanto em língua portuguesa, sempre contextualizando com todas as disciplinas:
“A diferença na compreensão do material após a formação é notável. Recebemos o material antes da capacitação, mas participar dos encontros torna muito mais fácil dar continuidade ao trabalho em sala de aula. Por exemplo, eu só estou com o livro três há uma semana, mas hoje, com a capacitação, será possível melhorar ainda mais o desenvolvimento do conteúdo até o final do livro”, contou Aridelma Tavares.
Fotos: Dani Santos