SEMED realiza encontro do Núcleo Psicossocial e Pedagógico, para preparar servidores da educação para lidar com alunos com necessidades especiais
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou na sexta-feira (26 de julho) um encontro do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Pedagógico (NAPP), com o objetivo de reforçar a preparação da equipe pedagógica para lidar com crianças com necessidades especiais.
O NAPP foi criado no ano passado por iniciativa da Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade e Educação Especial (COPDE), para promover a inclusão dos alunos, fornecer suporte pedagógico e fortalecer os laços entre família e escola. O Núcleo é composto por uma equipe formada por psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais.
A formação foi conduzida pelo psicólogo e formador Denis Diniz, que ressaltou a importância da preparação da equipe pedagógica para potencializar a aprendizagem dos alunos: “É necessário discutir a importância de trabalhar com essas famílias e com as crianças. Além de debater os objetivos de aprendizagem e fazer com que o potencial deles seja elevado”.
Mardilene Prado, coordenadora do NAPP explica que a Semed oferece formação continuada para os servidores para garantir um acompanhamento qualificado para cerca de 450 crianças com deficiência, além de 300 crianças com autismo: “A formação continuada é necessária para os professores porque o município conta com mais de 17 salas de recursos, que lidam com as crianças que necessitam de formação especial”.
Maria Lúcia Góis, secretária- adjunta da Semed também reforçou a importância da formação continuada: “Através das qualificações a gente consegue melhorar o nosso ensino e lidar melhor com a aprendizagem desses alunos. O saldo disso são ganhos significativos para a educação e para toda a sociedade sancristovense”.
Lícia Vasconcelos é professora da Sala de Recursos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ruth Dulce de Almeida e chama a atenção para o papel que essas salas têm para qualificar a aprendizagem dos estudantes:
“O trabalho na sala de recursos é fundamental para o desenvolvimento cognitivo das crianças, porque estamos estimulando através dos brinquedos e material pedagógico e observamos as dificuldades e habilidades, para promover o desenvolvimento.”
Fotos: Dani Santos