07/10/2024

SEMED realiza encontro do Núcleo Psicossocial e Pedagógico, para preparar servidores da educação para lidar com alunos com necessidades especiais

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou na sexta-feira (26 de julho) um encontro do Núcleo de  Atendimento Psicossocial e Pedagógico (NAPP), com o objetivo de reforçar a preparação da equipe pedagógica para lidar com crianças com necessidades especiais. 

O NAPP foi criado no ano passado por iniciativa da Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade e Educação Especial (COPDE), para promover a inclusão dos alunos, fornecer suporte pedagógico e fortalecer os laços entre família e escola. O Núcleo é composto por uma equipe formada por psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais.

A formação foi conduzida pelo psicólogo e formador Denis Diniz, que ressaltou a importância da preparação da equipe pedagógica para potencializar a aprendizagem dos alunos:  “É necessário discutir  a importância de trabalhar com essas famílias e com as crianças. Além de debater os objetivos de aprendizagem e fazer com que o potencial deles seja elevado”. 

Denis Diniz, psicólogo e formador

Mardilene Prado, coordenadora do NAPP explica que a Semed oferece formação continuada para os servidores para garantir um acompanhamento qualificado para cerca de 450 crianças com deficiência, além de 300 crianças com autismo: “A formação continuada é necessária para os professores porque o município conta com mais de 17 salas de recursos, que lidam com as crianças que necessitam de formação especial”. 

Mardilene Prado, coordenadora do NAPP

Maria Lúcia Góis, secretária- adjunta da Semed também reforçou a importância da formação continuada: “Através das qualificações a gente consegue melhorar o nosso ensino e lidar melhor com a aprendizagem desses alunos. O saldo disso são ganhos significativos para a educação e para toda a sociedade sancristovense”.

Maria Lúcia Góis, secretária- adjunta da Semed

Lícia Vasconcelos é  professora da Sala de Recursos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ruth Dulce de Almeida e chama a atenção para o papel que essas salas têm para qualificar a aprendizagem dos estudantes:

“O trabalho na sala de recursos é fundamental para o desenvolvimento cognitivo das crianças, porque estamos estimulando através dos brinquedos e material pedagógico e observamos as dificuldades e habilidades, para promover o desenvolvimento.”

Lícia Vasconcelos, professora 

Fotos: Dani Santos 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
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