Cidade Mãe Educadora: aluno da rede pública municipal de São Cristóvão viaja para intercâmbio gratuito na Inglaterra
A cidade de São Cristóvão continua sendo referência para Sergipe no quesito Educação. Nesta segunda-feira (08) foi celebrada mais uma conquista na Rede Municipal de Ensino do município com o primeiro aluno selecionado para um intercâmbio na Inglaterra. O feito se deu graças a uma parceria entre a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e a Editora Futura. O aluno intercambista, André Luiz, é aluno do 9º ano da EMEF São Cristóvão e passará por uma experiência de duas semanas na Inglaterra em janeiro de 2026.
O intercâmbio integra o projeto de ensino de inglês aplicado do 6º ao 9º ano, que tem o objetivo de tornar os estudantes da rede proficientes no idioma. O projeto inicia com formações para professores, material didático físico, plataforma digital e acompanhamento pedagógico. A intercâmbio, representa a fase final desse processo, oportunizando o aluno do 9º mais engajado, com melhor desempenho, participação e aprovação na seleção, onde é realizada uma avaliação.
Segundo Rosylayne Leite, coordenadora dos Anos Finais da Semed, o programa de intercâmbio representa uma iniciativa pioneira na educação pública municipal em Sergipe. “Nós fizemos a adesão ao projeto de inglês em parceria com a Editora Futura. Ela traz ao município preparação pedagógica para os nossos professores, material didático, que nos auxiliam no ensino-aprendizagem na disciplina de Inglês. O final desse processo é o intercâmbio, mas apenas os alunos do 9º ano participam deste processo de seleção. André Luiz, está sendo o primeiro aluno a conseguir esta incrível oportunidade”.
A coordenadora acrescenta ainda que para conseguir o feito, o estudante precisou gabaritar alguns critérios. “Para conquistar a tão sonhada viagem para a Inglaterra, o aluno precisa atender a vários critérios: boas notas em todas as disciplinas, frequência regular, bom comportamento e a maior média entre todos os alunos da rede dos anos finais. Além disso, ele também realiza uma prova. A partir desse conjunto de critérios, é selecionado o aluno que viajar”.
André Luiz, tem 15 anos e é estudante do 9º ano da EMEF São Cristóvão. O estudante dedicado, se torna referência para demais estudantes que possuem o mesmo sonho e que acreditam que a Educação é, verdadeiramente, transformadora. “Já era um sonho para mim ter uma vivência, uma experiência fora do país, e quando soube que eu poderia ter essa oportunidade, me dediquei de verdade, e me emocionei quando fiquei sabendo que consegui, e estou muito feliz com isso. Quando fiz a prova, me dediquei ao máximo, porque eu sabia que ela era a chave para realizar esse sonho e hoje posso dizer que valeu a pena”.
Em suas palavras, o estudante que passará duas semanas na Inglaterra aprendendo ainda mais o inglês incentiva os demais alunos do município. “Para todos os alunos de São Cristóvão e de outras cidades, eu deixo uma mensagem: estudem. Principalmente inglês, mas todas as matérias são importantes. O estudo abre portas e transforma vidas.”
O ensinamento de que a Educação é um meio para a realização de sonhos e o alcance de grandes conquistas na vida veio de berço. Maria Carvalho, mãe de André Luiz, expressou seu orgulho e felicidade pela conquista do filho. “Sou privilegiada por ter filhos abençoados, dedicados e que só me dão orgulho e felicidade. Essa será uma oportunidade única para o André, e sempre incentivei o estudo para eles. Sempre acreditei que a Educação transforma vidas, e passei isso para os meus filhos”.
Esse orgulho se estendeu para Marlene Gonçalves, professora de Inglês da rede, que ensinou a disciplina à André desde o 6º ano. “Eu fiquei muito orgulhosa com o que aconteceu, principalmente por ter sido o André. Ele é um aluno muito agradável: não interrompe, presta atenção, aprende rápido. A gente explica e logo ele responde, e muitas vezes ajuda os colegas. É um menino um pouco mais retraído, mas muito inteligente, simpático, e todos da turma gostam dele. Fiquei muito feliz por ele ter sido o escolhido para representar a escola e viajar para a Inglaterra”.
Editora Futuro
De acordo com Pedro Paixão, coordenador pedagógico da editora, o objetivo do projeto é desenvolver nos alunos a capacidade de ler, escrever, compreender e a falar a língua inglesa com autonomia. Em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão, a Editoria Futuro oferta formações regulares aos professores, material didático baseado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), além de uma plataforma digital alinhada aos conteúdos do livro.
“Durante o intercâmbio, o aluno viverá a rotina de aulas matinais em Cambridge e, no período da tarde, terá passeios culturais, incluindo uma visita a Londres. A hospedagem ocorrerá em host families, famílias que recebem estudantes do mundo inteiro, garantindo prática contínua da língua e convivência com a cultura local. A viagem é acompanhada por representantes e professores responsáveis da Editora Futuro”, acrescenta Pedro.
Cidade Educadora
O prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento, também expressou sua felicidade e orgulho por presenciar, em seu primeiro ano de gestão, um aluno da rede pública dar um passo tão significativo em sua vida, graças a uma importante parceria realizada pela prefeitura. “A Educação continua sendo prioridade para a gestão municipal de São Cristóvão, é de suma importância pensarmos nas próximas gerações e em construir uma política séria, permanente e voltada para o futuro da cidade, especialmente na educação. Com esse resultado, reafirmamos nosso compromisso com a transformação educacional e que devemos continuar com esse dever contínuo e responsável por uma ensino de mais qualidade, com sensibilidade, valorização e equidade”. A Educação é transformadora, sou a prova viva disso, e André Luiz é mais uma prova também. Parabéns pelo trabalho conjunto da Semed, a dedicação dos alunos, e os pais sempre presentes”.
A secretária municipal da Educação, Deise Barroso, afirma que a parceria com a Editora Futura fortaleceu significativamente o ensino da língua inglesa no município e acrescenta que, em 2026, haverá uma nova seleção para o intercâmbio. “Buscamos sempre o aperfeiçoamento da nossa equipe pedagógica, corrigindo tudo aquilo que não vai bem na aprendizagem dos alunos, para que continuemos sendo uma cidade educadora, referência para o estado, e para que nossos alunos recebam o que há de melhor e tenham todas as oportunidades possíveis, como esta do intercâmbio. André Luiz foi nosso primeiro aluno contemplado, mas, no próximo ano, teremos mais uma seleção para este programa”, finalizou.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Gabinete
Cidade Mãe Educadora: aluno da rede pública municipal de São Cristóvão viaja para intercâmbio gratuito na Inglaterra
Prefeitura de São Cristóvão conquista Selo Diamante em Transparência Pública pelo segundo ano consecutivo