Segunda-feira do Carnaval dos Carnavais atrai visitantes ao Centro Histórico de São Cristóvão

O penúltimo dia do Carnaval dos Carnavais foi de muita animação e folia nas ruas do Centro Histórico de São Cristóvão. E nem a chuva no finalzinho da tarde afastou os sancristovenses e visitantes que foram aproveitar o Bloco Zé Folia e o Bloquinho do Fasc e as bandas Trakinagem e Tuka Velloz, que integraram a programação oficial do evento nesta segunda (20).
Trazendo o melhor dos carnavais de Pernambuco, Salvador e São Cristóvão, o Bloco Zé Folia foi o responsável por dar início ao dia de festa na Cidade Mãe. Criado em 2018 por um grupo de amigos que fazem parte da iniciativa “Jovens do Futuro”, o bloco tem como marca os bonecos gigantes que homenageiam figuras importantes do município, e que foram produzidos pelo próprio grupo com a utilização de materiais recicláveis.

Neste ano, personagens como Dona Madalena da Ilha Grande e Mestre Passos foram os homenageados pelo Bloco. Para Mateus Oliveira, organizador do Zé Folia, “é uma alegria muito grande colocar o bloco na rua, porque a gente se dedica o ano todo planejando, construindo, pensando sempre em trazer o melhor para a nossa cidade”, afirmou.

Quem ficou encantada com os bonecos gigantes do bloco foi a professora aposentada Hortência Costa. Natural de Salvador, ela contou que esta foi a primeira vez que visitou a Cidade Mãe e que pretende voltar mais vezes. “Achei o carnaval daqui maravilhoso. A arquitetura da cidade me lembra a do Pelourinho, mas algo muito mais tranquilo. O Carnaval daqui é para jovens, para os idosos, para toda a família”, destacou.

Hortência Costa (no centro da imagem) acompanhada da família e amigos
Outros visitantes que vieram de outro município para curtir a folia foram os aracajuanos Eduardo Gurgel e Débora Amoroso. Eles aproveitaram o clima tranquilo da cidade para trazer a filha Lara Lis, de 3 anos, para o seu primeiro carnaval. “Ontem nós viemos sozinhos, e hoje trouxemos ela porque vimos que é uma festa calma, de família, com muitas crianças brincando e ela está amando”, relatou Amanda. “Carnaval é um momento de muita alegria, diversão e poder trazer minha filha para ver e aproveitar também é muito bom”, completou Eduardo.

O casal aracajuano trouxe a filha para curtir o Carnaval em São Cristóvão

“Uma festa de paz, tranquilidade e voltada para a família”
Assim como a maioria dos relatos sobre a folia na Cidade Mãe, são essas também as características principais evidenciadas pelo prefeito Marcos Santana quando se trata do Carnaval dos Carnavais.
De acordo com o gestor municipal, ao promover uma festa como essa, a Prefeitura busca estimular o surgimento de novos blocos e manter aqueles que já são tradicionais, mantendo a cultura em uma das épocas mais importantes do ano. “Nós disponibilizamos todo apoio logístico para que a festa seja bonita e aconteça da melhor forma. É um carnaval do povo, da família, onde as pessoas vem para brincar em um clima de paz, de amor e de comemoração. É isso que a gente sempre quer estimular”, enfatizou o prefeito.

Prefeito e o deputado estadual Paulo Júnior

Bandas encerrando mais um dia
Após os blocos, foi a vez das bandas se apresentarem no palco da Praça da Matriz. A primeira a subir ao palco foi a Trakinagem. Com repertório diversificado, indo do axé ao sertanejo, a banda sancristovense animou o público.
Para o vocalista Davisson Beleza “depois desses dois anos de pandemia, sem festas, ter a oportunidade de voltar no Carnaval dos Carnavais, que é uma das maiores festas carnavalescas de Sergipe, é uma alegria imensa”. A opinião dele também foi reforçada pela vocalista Bruna Little. “Participamos do último Carnaval aqui e foi uma experiência maravilhosa. Poder retornar isso para vivenciar essa energia é muito bom”, afirmou.

Finalizando a noite, Tuka Velloz trouxe para o palco da Matriz o Projeto Axezin, seu novo trabalho. No repertório, o artista trouxe grandes hits do axé que manteve o público animado até o último minuto de festa. “Esse é nosso primeiro evento de Carnaval com nosso novo projeto e estamos muito felizes em poder trazer isso para São Cristóvão. É um Carnaval em uma cidade histórica que a gente admira e gosta bastante”.

Tuka Velloz
Programação da terça no Centro Histórico
16h - Bloco As Chiquinhas
16h30 - Bloco Mulekada
17h - Bloquinho Do Fasc
17h30 - Bloco Zé Folia
18h - Bloco A Porta
Palco da Praça da Matriz
18:30 - Zanny, A Musa
21h - Pitersom
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Cultura

São Cristóvão marca presença em evento da Fecomércio para discutir avanços do programa Vai Turismo

Prefeitura de São Cristóvão amplia investimento na Romaria de Senhor dos Passos para impulsionar turismo religioso no município
