Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social se unem para discutir ações no ano letivo escolar de São Cristóvão em 2024

Nesta quarta-feira (31), as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Educação (SEMED) e Assistência Social (SEMAS) de São Cristóvão se reuniram com gestores da educação do município e gerentes das unidades básicas de saúde para discutir ações educativas e sociais para o ano letivo escolar de 2024. O encontro aconteceu no Paço Municipal e fez parte da Semana Pedagógica da SEMED, promovida entre os dias 29 de janeiro e 02 de fevereiro.
Segundo a secretária de Educação de São Cristóvão, Deise Maria Barroso, a Semana Pedagógica da SEMED é realizada com o intuito de planejar e preparar profissionais e estudantes para o ano letivo que começará no dia 05 de fevereiro, próxima segunda.
“Nos reunimos com todos os gestores escolares - diretores e coordenadores das unidades de ensino - para um momento intersetorial, com a Secretaria de Assistência Social e a equipe da Secretaria de Saúde. Dentro das escolas, encontramos diversas questões sociais e problemas relacionados à saúde que precisam ser cuidados. Então, formamos esse grande grupo para que possamos conversar e passar as informações para os gestores escolares, para que tenhamos um ano com mais habilidades para lidar com essas questões”, explica a secretária.

Deise Maria Barroso, secretária de Educação de São Cristóvão
Visando estruturar e conversar sobre o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal - Programa Saúde na Escola (GTIM-PSE), foram convidadas as gerentes das Unidades Básicas de Saúde e os gestores das escolas municipais para dialogar sobre o PSE. A partir desse diálogo, o intuito é qualificar, acompanhar e monitorar o planejamento e a execução do PSE, unindo o planejamento de 2024 aos resultados de 2023, que não foram apenas quantitativos, mas qualitativos, com exemplos positivos de estudantes que melhoraram a qualidade de vida.
.jpeg)
Jaqueline Reis, coordenadora da Saúde da Criança e Adolescente, conta que o grupo está desenvolvendo diretrizes de operacionalização do programa PSE, não só como ações pontuais, mas como um trabalho contínuo e multidisciplinar.
“Esse momento aqui é para podermos acolher de uma forma melhor esses escolares, tendo um olhar integral para ele. O GTIM-PSE, por exemplo, integra cinco secretarias e uma fundação, a Secretaria da Educação junto com a Secretaria da Saúde, do Meio Ambiente, da Assistência Social, de Esporte e Lazer e também a Fundação da Cultura. Todos em conjunto para fortalecer as ações de cuidado integral a esses estudantes”, afirma a coordenadora.

Jaqueline Reis, coordenadora da Saúde da Criança e Adolescente
O PSE é um programa dos Ministérios da Saúde e da Educação aplicado pela gestão municipal e constitui uma estratégia para integrar e articular políticas e ações de educação e saúde, com participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública. Seu principal objetivo é promover a prevenção e atenção à saúde, enfrentando vulnerabilidades que atingem o desenvolvimento das crianças e jovens do ensino público.
.jpeg)
Lucianne Rocha Lima, secretária de Assistência Social
Fernanda Menezes, gerente da UBS Raimundo Aragão, participou da reunião como uma das forças de ligação entre educação e saúde e ressalta que, através do PSE, é possível avaliar as condições de saúde e agravo das comunidades em seu território.
“O PSE contribui entre a escola e a saúde no meio de formação integral para a promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde entre as crianças e adolescentes daquela escola. Dessa forma, é possível se aproximar e compreender quais são as forças e os gargalos enfrentados naquele espaço, agindo de maneira eficiente para combatê-los e com um olhar mais atento para a comunidade”, pontua a gerente.
.jpeg)
Fernanda Menezes, gerente da UBS Raimundo Aragão
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão celebra início da campanha de Agosto Dourado com capacitação sobre aleitamento materno

São Cristóvão recebe Projeto Inclusão Nordeste e acelera perícias de crianças neurodivergentes em parceria com o INSS
