25/07/2025

Secretaria Municipal de Saúde promove qualificação sobre Saúde da Mulher para enfermeiros da Atenção Primária

A Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão realizou, na última quinta-feira (24), uma qualificação voltada aos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde, com foco no cuidado integral à saúde da mulher. A iniciativa faz parte do plano de qualificação contínua da rede municipal, que tem como objetivo aprimorar o atendimento prestado à população por meio da valorização e capacitação dos profissionais.

A qualificação ganha ainda mais importância considerando o papel central da Atenção Primária como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e o perfil da população do município, em que mais da metade dos moradores são mulheres, sendo, em grande parte, atendidas inicialmente pelos enfermeiros da rede básica.

Séphora Santos, coordenadora de doenças crônicas não transmissíveis da SMS

De acordo com Maria Helena Andrade, coordenadora da Saúde da Mulher no município, o encontro promoveu um momento rico de troca de experiências e aprofundamento técnico, tornando o espaço muito enriquecedor para o compartilhamento de vivências e acesso a informações qualificadas. “O objetivo é fortalecer a consulta em saúde da mulher, garantindo um atendimento realmente integral e capaz de prevenir agravos que, em muitos casos, podem levar ao óbito. Qualificar é cuidar melhor, tanto dos profissionais quanto da população que eles atendem”, afirmou.

Maria Helena Andrade, coordenadora da Saúde da Mulher

A formação faz parte de um cronograma anual de capacitação elaborado com base nas demandas do serviço e nas necessidades observadas pelas equipes de saúde.  Enquanto palestrante e atendente da população no Centro de Especialidades Lourdes Vieira, a ginecologista Denise Grossi reforçou a importância desse ciclo para a prevenção e o tratamento contínuo das mulheres sancristovenses, desde meninas até as mais idosas, tanto em relação aos cânceres que acometem a população feminina quanto doenças mais comuns no dia a dia.

Denise Grossi, ginecologista do CER Lurdes Vieira/ Foto - Clara Dias

“Isso é fundamental, especialmente para os profissionais da área da saúde, como as enfermeiras, os agentes de saúde, a enfermagem de modo geral, que vão poder identificar, diagnosticar, tratar e, se necessário, encaminhar para uma unidade especializada para acompanhamento”, destacou a especialista, ressaltando que também é fundamental que homens se atentem e se informem sobre o tema, tanto para fortalecer a prevenção para mulheres quanto para prestar atenção aos sintomas em si mesmos. “Se o homem tiver alguma queixa específica, ele também pode vir, assistir e se informar, porque estamos aqui para orientar a população como um todo”, concluiu.

Fotos: Jota Leal

Publicado por Clara Dias
Fotos por Jota Leal
Personalize suas opções de acessibilidade