Secretária Fernanda Santana realiza reunião com representantes da UFS para discutir Centro de Equoterapia

Uma reunião foi realizada na terça-feira 27 de agosto com a presença da Secretária municipal de Saúde de São Cristóvão, Fernanda Santana e das professoras Carolina Nunes Costa Bomfim, diretora do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Paula Gomes Rodrigues, docente do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas. O encontro aconteceu na Sala de Reuniões do Paço Municipal, no Centro Histórico, para discutir a criação de um Centro de Equoterapia na UFS.
A equoterapia é um método terapêutico que utiliza cavalos para promover o desenvolvimento físico, emocional e psicossocial de pessoas com deficiências ou necessidades especiais. A equoterapia é também conhecida como hipoterapia ou terapia assistida por cavalos. A ideia é que a gestão municipal estabeleça uma parceria com a universidade.
Paula Gomes Rodrigues destaca que Sergipe é o estado do Brasil com a maior proporção de pessoas com algum tipo de deficiência ou necessidade especial e há poucas opções de equoterapias disponíveis e todas têm uma lista de espera muito grande. Por isso, um novo centro fará uma diferença enorme na vida de muitas pessoas.

A professora também explicou que, para viabilizar a iniciativa, é necessário realizar alguns ajustes em uma pista que já está quase pronta. Além disso, é necessário um galpão pré-moldado, onde ficariam os animais e as salas para que as crianças possam interagir com eles. Esse galpão seria usado como sala de aula, sala de atividades, para fisioterapia, e até como consultórios.
“Essa seria a estrutura principal. No entanto, já podemos fazer muita coisa com o que temos atualmente. Algumas terapias já são possíveis. Já podemos começar rapidamente a fazer a diferença na vida das pessoas”, pontuou Paula Gomes Rodrigues.
A ideia é que a parceria envolva a Prefeitura de São Cristóvão e as áreas de Ciências da Saúde e Ciências Agrárias da universidade. Carolina Nunes - diretora do centro de ciências agrárias da UFS ressalta o papel que a UFS tem de servir à sociedade e a importância de realizar parcerias com a gestão municipal para viabilizar ações que possam impactar a vida das pessoas.

“Nós não apenas formamos profissionais e desenvolvemos pesquisas e extensões, mas também atendemos às necessidades da comunidade. E essa é a ideia desse projeto: aliar a expertise da professora Paula e da nossa equipe da universidade com o apoio da Prefeitura de São Cristóvão”, informou Carolina Nunes.
A secretária municipal de saúde, Fernanda Santana, ressaltou que a proposta ainda está em fase inicial e que é necessário estruturar melhor o projeto, para preparar a proposta mais adequada, mas sinalizou a possibilidade de começar de forma mais simples, com uma metodologia que tenha um impacto positivo.
.jpeg)
“Este tipo de terapias contribuem de maneira significativa para a evolução das pessoas que têm algum tipo de transtorno, como autismo e TDAH. Já existe comprovação de que o impacto dessa relação entre terapeuta, animal, criança e adulto é bem positivo. É algo que sai dos consultórios e das estruturas clínicas e vai até a natureza, proporcionando esse contato que é tão benéfico”, celebrou a secretária.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Prefeitura de São Cristóvão oferta exames preventivos e atendimentos de saúde da mulher na ação “Mulheres que Inspiram”

Prefeitura de São Cristóvão retoma diálogo com sindicatos de assistência social, psicologia e nutrição para assegurar avanços às categorias
