Secretaria de Saúde de São Cristóvão realiza capacitação sobre Hanseníase para agentes comunitários de saúde

Na última quinta-feira (04), a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão realizou o encerramento da rodada de capacitação sobre Hanseníase para agentes comunitários de saúde do município. O intuito das atividades foi aprimorar o olhar dos profissionais para a detecção e o acompanhamento de pacientes com a doença, uma vez que são a ponte entre a comunidade e as unidades de saúde.
As capacitações foram iniciadas no dia 27 de abril, na Universidade Federal de Sergipe, para os agentes do grande Rosa Elze. Já no dia 04 de maio, a manhã de atividades foi voltada para o público do centro histórico de São Cristovao e povoados adjacentes. As atividades foram planejadas seguindo uma metodologia gameficada, com jogos de perguntas e respostas para ativar o engajamento e a memória dos participantes. O encontro também contou com alongamentos e atividades físicas para os participantes.

Segundo Joélia Ferreira, referência técnica de Hanseníase no município, a importância de levar o tema aos agentes comunitários de saúde se dá porque são eles que têm o primeiro contato com os suspeitos portadores da doença, bem como realizam o acompanhamento dos casos confirmados e a busca ativa dos pacientes faltosos para que não abandonem o tratamento.

Joélia Ferreira, referência técnica de Hanseníase no município
“A Hanseníase é uma doença que tem cura e possui tratamento gratuito pelo SUS, embora persistam o estigma e a descriminação, fazendo com que as pessoas infectadas não procurem a unidade básica de saúde para um possível diagnóstico e início de tratamento para que se quebre a rede de transmissão”, explica.
Não é a primeira vez que o município oferece esse tipo de capacitação para seus profissionais. Juliana Silveira, que estava como Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de São Cristóvão, conta que a oficina já foi ofertada para outros profissionais da saúde: “A oficina tem o objetivo de atualizar dados e protocolo de atendimento a usuários com hanseníase no município. Por isso, a orientação para os médicos e enfermeiros aconteceu no ano passado e a atividade com os Agentes tem por objetivo qualificar a busca ativa de sintomáticos e aumentar o diagnóstico e tratamento dos casos suspeitos”.

Juliana Silveira, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de São Cristóvão
Maria do Socorro Alves, agente comunitária de saúde da UBS Irônia Aragão, participou da capacitação e pontuou que aprender a identificar a doença e lidar com o paciente é essencial para seu trabalho. “Já aconteceu de encontrarmos manchinhas suspeitas em pacientes e, ao fazer exames e a avaliação, realmente a pessoa recebeu o diagnóstico de Hanseníase e começou o tratamento. Mas também já aconteceu de acharmos que um caso era a doença, mas o paciente ser diagnosticado com outro problema de pele e ser adequadamente tratado. Por isso, quanto mais cedo se identifica o problema e procura ajuda, melhores são os resultados e a recuperação desse paciente. ”, afirma.

Maria do Socorro Alves, agente comunitária de saúde da UBS Irônia Aragão
Causas e sintomas
Hanseníase é uma doença causada pelo Mycobacterium leprae, que infecta nervos periféricos, causando incapacidade física através da perda da sensibilidade protetora e/ou deformidade visível em consequência de lesão neural. Portanto, é infectocontagiosa de caráter crônico, com manifestações dermatoneurológicas e alto poder incapacitante.
A doença é mais comum em áreas onde a população vive em situações de vulnerabilidade socioeconômica e dificuldade de acesso aos serviços de saúde. Sua transmissão ocorre quando uma pessoa infectada sem tratamento elimina o bacilo para o meio exterior através da mucosa nasal e orofaringe, infectando outras pessoas suscetíveis por meio de contato próximo e prolongado. O período de incubação dura em média de dois a sete anos.
Os principais sinais e sintomas da Hanseníase São:
Caso observe algum desses sintomas, o paciente deve procurar o posto de saúde mais próximo.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Saúde

São Cristóvão avança na saúde com assinatura de ordens de serviço para construção de duas novas unidades básicas

Saúde de São Cristóvão garante modernização de consultório odontológico no povoado Cardoso
