Secretaria da Educação realiza formação para professores e gestores com foco no aprimoramento da aprendizagem

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vem realizando uma série de formações pedagógicas voltadas para gestores e professores da rede municipal. A iniciativa tem a finalidade de qualificar o acompanhamento pedagógico, com foco no aprimoramento dos resultados de aprendizagem dos alunos. As formações são realizadas pela Associação Bem Comum e pela equipe de formadores da Semed. Na última quinta-feira (21), a formação foi destinada aos gestores das escolas.
Entre os dias 6 de agosto e 4 de setembro, professores e gestores participam de encontros anuais de capacitação, momento de troca de experiências, análise de práticas bem-sucedidas e definição de novas estratégias para aprimorar os processos de ensino. Neste ciclo, a Associação Bem Comum conduz as formações voltadas aos docentes do 2º e 5º anos, enquanto os professores do 1º, 3º e 4º anos, além da Educação Infantil, participam de capacitações ministradas pela equipe da Semed.

Heldeana Carvalho, formadora de gestores da Bem Comum, explica que a formação trabalha a qualificação do olhar para o acompanhamento pedagógico, ou seja, a forma de perceber o empenho dos alunos e os resultados da aprendizagem ao longo do processo. Nas formações, são apresentados documentos nacionais, como as matrizes de referência para avaliações externas, com atenção ao desenvolvimento da leitura das crianças. “A cada período, os alunos são avaliados, e a partir desses resultados, o gestor, junto com sua equipe, orienta os professores sobre os próximos passos para qualificar o trabalho pedagógico dentro da rotina, de acordo com o programa de ensino de cada ano.”
A formação focou na fluência de leitura, mostrando a importância do trabalho com estratégias para desenvolvê-la, além de apresentar análises precisas dos resultados das últimas avaliações. “Com base nisso, organizamos planos estratégicos para o desenvolvimento da fluência leitora em sala de aula”, acrescenta Heldeana.

Os momentos das formações são divididos em parte teórica e prática, afirma a formadora. “Na parte teórica, há momentos de conversa e reflexão, e na parte prática realizamos acolhida, seguida de atividades com intencionalidade pedagógica, momentos de discussão, aprofundamento teórico sobre alfabetização e avaliações, e vivências práticas", explica a formadora.

José Carlos, gestor da EMEF Major João Teles, comenta que são formações essenciais para os gestores e somam aos pontos de reflexão sobre o trabalho desenvolvido. “Nós, enquanto gestores, levamos esse conhecimento para nossas escolas, abrimos diálogo com os professores e buscamos fazer a educação acontecer da melhor forma possível, sempre atendendo aos comandos legais, sobretudo ao comando constitucional que nos obriga a oferecer uma educação de qualidade. E é exatamente isso que está acontecendo em nosso município: de um modo muito positivo, bonito e até mesmo estimulante para outros municípios.”

Francis Rocha, gestora da EMEF Profa. Josinalva Santos da Silva, enfatizou que as formações são iniciativas importantes e responsáveis para alcançar o nível educacional que São Cristóvão possui atualmente. “São Cristóvão alcançou, por dois anos consecutivos, o primeiro lugar no estado. Quando o gestor é orientado sobre como administrar de forma mais eficiente, os resultados aparecem. Isso mostra que a formação não deve ser apenas para professores, mas também para gestores. Quanto mais preparados estivermos, melhores serão os resultados”, finaliza.

Foto Capa: Daniel Prata
Recentes
Notícias recentes de Educação

Secretaria da Educação realiza formação para professores e gestores com foco no aprimoramento da aprendizagem

São Cristóvão sedia o III Encontro ENET e se destaca com atividades desenvolvidas sobre Educação para o Trânsito pelo Conexão DNIT
