Saúde em movimento: Prefeitura de São Cristóvão promove atividades físicas gratuitas para a população

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está transformando a vida dos moradores de São Cristóvão ao oferecer atividades físicas gratuitas e orientadas por profissionais especializados. As ações integram o Programa de Incentivo à Atividade Física (IAF), e contemplam Unidades Básicas de Saúde (UBS) de toda a cidade. Na manhã desta sexta-feira (07), o espaço da atividade física do grupo da UBS Irônia Maria foi a Praça da Bandeira, no Centro Histórico.
O Programa de Incentivo à Atividade Física (IAF) foi implantado no município no segundo semestre de 2022, atendendo, inicialmente, cinco Unidades Básicas de Saúde. Em 2023, o programa passou a atuar em todas as UBSs. O objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida à população, trazendo profissionais de Educação Física para praças e UBSs, promovendo atividade física gratuita para todos.


De acordo com Thássia Leal, profissional de Educação Física em Saúde, esse cuidado com a população tem a intenção de reduzir os índices de doenças e aumentar a expectativa de vida. A iniciativa permite que os beneficiários pratiquem exercícios físicos com o auxílio de um profissional e se divirtam ao mesmo tempo. “Para participar, basta ter o cartão SUS. Os horários das atividades podem ser consultados na UBS mais próxima. O profissional de Educação Física irá avaliar e indicar o tipo de atendimento mais adequado”, explica Thássia.

O professor de Educação Física, Felipe Nery, informa que cada turma conta, em média, com 30 a 40 participantes, e as atividades são realizadas tanto no ambiente da UBS quanto em diversos espaços públicos da cidade, especialmente nas praças que já possuem equipamentos de saúde. “Todos os cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) podem participar. Temos atividades todos os dias, e cada turma de cada UBS realiza atividades três vezes por semana. Hoje estou responsável pelas turmas das UBSs Irônia Maria e Jairo Teixeira, além da Academia da Saúde”.

Para aqueles que desejam ingressar nos grupos, basta se informar na UBS de referência e realizar o cadastro.
“É um projeto maravilhoso para a gente, especialmente para a terceira idade, pois nem todas nós temos condições de pagar um profissional que nos instrua e acompanhe nas atividades físicas, e aqui temos isso de graça. O professor é nota 10. Hoje me sinto muito bem, fui uma das primeiras a participar e estou até hoje. Me ajudou no alívio das minhas dores, na perda de peso e me sinto ótima”, compartilha Veroneide Barros, aposentada.

“Atividade física faz parte da minha terapia. Realizar exercícios faz bem para nossa saúde, e gostei muito da alegria do pessoal. A gente faz atividade física se divertindo. Faz mais ou menos um ano que estou participando e tem feito uma grande diferença na minha vida. Todos da nossa idade deveriam participar”, destaca Vera Santos, aposentada.


Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Saúde

São Cristóvão realiza Dia D de vacinação contra a Dengue e reforça busca ativa por imunização

Dia D de vacinação contra a Dengue acontece neste sábado em São Cristóvão
