03/04/2025

Saúde de São Cristóvão capacita equipes para Campanha de Vacinação contra a Influenza, que inicia na próxima segunda-feira (07)

Nesta quinta-feira (03), a Coordenadoria de Imunização realizou mais uma capacitação com as equipes de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão (SMS) para o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza. A capacitação envolve técnicos, enfermeiros e demais profissionais que contribuem para as estratégias de vacinação no município. O objetivo foi repassar novas técnicas e orientações sobre as doses, públicos prioritários, busca ativa e demais estratégias para cumprir a meta no município.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira (07) e tem como grupos prioritários crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. Fazem parte dos grupos especiais: puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores dos Correios, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, pessoas com doenças crônicas, entre outros.

De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Ana Therezinha Marques, as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde durante todo o horário de funcionamento, juntamente com as demais vacinas do calendário. Além disso, serão realizadas ações em escolas para alcançar, especialmente, as crianças de 6 meses a menores de 6 anos.

“Também estaremos em algumas instituições, caso haja interesse, levando a vacinação para grupos prioritários, como os idosos. Para ampliar o acesso, faremos ações extramuros e, em maio, realizaremos um Dia D de Vacinação. As UBSs também estarão aplicando as doses”, acrescenta a coordenadora de Imunização.

Ana Therezinha Marques

Ana Therezinha destaca que a reunião das equipes para as capacitações é fundamental, principalmente para elaborar estratégias que garantam que todos os públicos sejam alcançados. “Estamos preparando os profissionais de todas as unidades de saúde para que identifiquem e acompanhem gestantes e puérperas. Para isso, estabelecemos estratégias para alcançar a meta de 90% de cobertura dos públicos prioritários.”

“Hoje, estamos entregando a lista de crianças elegíveis, organizadas por microárea, para que cada agente de saúde receba as informações necessárias. Também estamos explicando detalhes sobre a administração das doses, pois o volume pode variar conforme a idade, e algumas crianças precisam de duas doses, enquanto outras necessitam apenas de uma”, acrescenta a coordenadora.

Além da pauta sobre a aplicação das vacinas, também foram repassadas orientações sobre o armazenamento e acondicionamento correto das doses, bem como as estratégias para vacinação em escolas e campanhas em diferentes locais. Também foram discutidas ações para garantir a vacinação domiciliar de pessoas com dificuldade de locomoção.

Para a gerente da Rede de Frios da Saúde, Rayane Paiva, a atualização sobre novidades e mudanças da campanha deste ano é essencial para que todas as equipes estejam devidamente preparadas. “Sempre que há novidades ou mudanças, promovemos reuniões e capacitações para esclarecer dúvidas tanto das vacinadoras quanto da população. Como as vacinadoras são a principal referência para a comunidade, é essencial que estejam bem informadas para atender às demandas e questionamentos da população”, enfatiza.

Rayane Paiva

Fotos: Dani Santos 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade