São Cristóvão segue vacinando os grupos prioritários: conheça cada etapa

A vacinação contra a covid-19 continua acontecendo em São Cristóvão com os profissionais que atuam na linha de frente da rede municipal de saúde. A vacinação dos grupos prioritários seguirá quatro etapas, estabelecidas no Plano de Imunização Municipal, que engloba inicialmente os trabalhadores da saúde que atuam em São Cristóvão, idosos e pessoas com deficiência (institucionalizados).
.jpeg)
Vacinação acontece no local de trabalho dos profissionais de saude de São Cristóvao
Segundo o cronograma estabelecido no Plano, o município organizará quatro etapas preliminares de vacinação contra a COVID-19, todas estabelecidas de acordo com orientações dos Planos Nacional e Estadual de Imunização. Essas etapas priorizam os grupos populacionais para a vacinação de acordo com a maior exposição destes à infecção/doença e/ou maior risco de desenvolvimento de sintomas graves e/ou óbitos.
Estima-se a necessidade de recebimento de 50.644 doses para adequada imunização dos grupos populacionais das quatro etapas preliminares de vacinação contra a COVID-19 em São Cristóvão, o que deverá ocorrer de forma parcelada durante o ano de 2021.
O Plano Municipal de Operacionalização da vacina contra a covid-19 foi apresentado às Gerências e as Referências Técnicas das Unidades de Saúde na última quarta-feira (20). Os profissionais foram orientados quanto quando ao planejamento e execução das etapas, quanto aos critérios e os subgrupos a serem vacinados.

Reunião de apresentação do Plano de Vacinação do Município
Para melhor operacionalizar a vacinação do primeiro grupo prioritário, a secretaria de saúde disponibilizou no portal da prefeitura um link para cadastro dos profissionais que atuam na cidade. O profissional de saúde tanto da rede público quanto privada deverá preencher o link e aguardar a equipe de imunização ir até seu local de trabalho para realizar a vacinação.
É importante frisar que todo o cronograma do Plano é suscetível de alteração, tanto nas etapas quanto nas datas a serem cumpridas, tendo em vista que o plano está condicionado ao recebimento dos lotes da vacina pelo governo Federal.
Conheça as etapas da vacinação em São Cristóvão
Etapa 1
A vacinação será realizada primeiramente com profissionais da saúde que atuam na cidade, conjuntamente com pessoas com 60 anos ou mais (institucionalizados), ou seja residentes em instituições como asilos e abrigos, e pessoas com deficiência também institucionalizados (com 18 anos ou mais). A vacinação destes dois últimos grupos será feita in loco, dentro das instituições de longa permanência. A proposta é que a Etapa 1 que teve início na última terça-feira finalize em 26/02. Além destes, a vacinação da primeira etapa prevê imunizar também os indígenas aldeados.
.jpeg)
Etapa 2
A Etapa 2 engloba pessoas acima de 60 anos e tem previsão de acontecer entre 01/03 e 04/04. Nesta etapa todos os idosos serão imunizados nos postos de saúde ou em suas residências a depender das dificuldades de locomoção dos mesmos.
.jpeg)
Etapa 3
Aqui se encontram o grupo de pessoas de 18 a 59 anos que possuam uma ou mais comorbidades: Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Doença renal, Doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, indivíduos com anemia falciforme, câncer e/ou obesidade grave. Fazem patê deste grupo também os deficientes não institucionalizados. Esta etapa tem previsão de acontecer de 06/04 a 11/05.
.jpeg)
Etapa 4
Por fim, a Etapa 4 abrange Professores do ensino básico e/ou superior e demais colaboradores das instituições, os profissionais das forças de segurança e salvamento, as pessoas privadas de liberdade e os funcionários do grupo prisional. Esta etapa tem previsão de acontecer entre 12/05 a 16/06.
.jpeg)
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão celebra início da campanha de Agosto Dourado com capacitação sobre aleitamento materno

São Cristóvão recebe Projeto Inclusão Nordeste e acelera perícias de crianças neurodivergentes em parceria com o INSS
