São Cristóvão sedia primeira reunião itinerante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe
Na manhã desta terça-feira (15) São Cristóvão sediou a primeira reunião itinerante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe. A reunião contou com a presença de 12 membros do comitê sendo composto por representantes do poder público, usuários e sociedade civil, para discutir pautas fundamentais relacionadas à gestão e preservação dos recursos hídricos da região.
O encontro aconteceu com o intuito de fortalecer a comunicação dentro do comitê, aprovar plano de trabalho, definir atuações e participação de membros no Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB). Além disso, foram abordados diversos temas de relevância, como a importância da preservação das nascentes, uso sustentável dos recursos hídricos e a busca por soluções para enfrentar os desafios presentes e, até mesmo, futuros.
Segundo o superintendente de Recursos Hídricos de Sergipe, Ailton Rocha, o Comitê é o Parlamento das Águas, e é formado pelos municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, a exemplo de São Cristóvão. Para ele, a participação do poder público municipal é muito importante, por discutir, principalmente, o conflito pelo uso da água, que é uma das principais funções do Comitê.
.jpeg)
“Hoje fui convidado para abordar sobre sistemas de grande relevância para todas as Bacias Hidrográficas, inclusive a do Rio Sergipe. O Comitê tem o formato tripartite, com a representação do poder público, dos usuários e da sociedade civil que se reúnem para colaborar no aperfeiçoamento da política estadual de recursos hídricos”, declara Ailton.
De acordo com o então presidente do Comitê, Ardilles Souza, o plano de trabalho, que foi um dos pontos discutidos no encontro, estabelece as diretrizes e metas a serem alcançadas pelo Comitê ao longo dos próximos períodos. A estruturação desse plano é fundamental para a efetividade das ações voltadas à proteção e gestão das águas da bacia do Rio Sergipe. “São pautas que foram estabelecidas previamente, além do plano de trabalho a pauta sobre a comunicação dentro do comitê foi discutida e a participação do ENCOB, que esperamos que a secretária do Meio Ambiente de São Cristóvão possa participar, pois é um momento importante e interessante”.

Janine Menezes, secretária do Meio Ambiente da Cidade Mãe de Sergipe, foi participante do encontro pela primeira vez. Sua presença no Comitê proporcionou a oportunidade de apresentar situações atuais ligadas ao município de São Cristóvão, buscando estabelecer um apoio mais efetivo dos participantes do Comitê. “O Comitê visa a implementação de projetos, ações, programas que ampliem a preservação, as ações de preservação e manutenção dos recursos hídricos em todos os municípios que são abrangidos pela bacia do Rio Sergipe, incluindo nossa cidade, São Cristóvão”.
Marcos Lázaro, vereador de São Cristóvão e coordenador do Fórum Estadual do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe acrescentou pautas relevantes ligadas diretamente à Cidade Mãe. “Trouxemos pautas importantes também para o nosso município, a exemplo do Programa Produtor de Água. Esse programa a gente está trabalhando, dialogando com o Estado e iremos dialogar, também, com os municípios sobre a importância dele para a proteção das nossas nascentes”.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Meio Ambiente

Prefeitura inicia nas escolas da rede pública o Programa Raízes do Futuro que aborda conscientização e valorização do Meio Ambiente
Prefeitura de São Cristóvão realiza evento em alusão ao Dia Mundial dos Animais de Rua
