São Cristóvão sedia o III Encontro ENET e se destaca com atividades desenvolvidas sobre Educação para o Trânsito pelo Conexão DNIT

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Superintendência Executiva de Trânsito e Transporte (Setran), ganhou destaque pela execução do Programa Conexão DNIT em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino. Nesta quinta-feira (22), a quadra da EMEF Araceles Rodrigues foi palco do III Encontro Nacional de Educadores de Trânsito (ENET), onde foram apresentadas as ações realizadas nas unidades de ensino da Cidade Mãe de Sergipe a representantes de 26 estados do país.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes elaborou o Programa Conexão DNIT, uma iniciativa que busca mobilizar uma rede de educação para o trânsito com a missão de preservar vidas. O projeto, iniciado em 2024, integra o tema trânsito aos saberes escolares do ensino fundamental e médio de forma transversal, permitindo que professores de diferentes disciplinas trabalhem atividades relacionadas ao tema dentro de suas aulas, ou como atividades externas na própria escola, utilizando material didático fornecido pela gestão escolar e abordando o trânsito conforme a realidade de cada comunidade.

Flávio De Mori, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação para o Trânsito da Universidade Federal de Santa Catarina, explica que o programa disponibiliza mais de 300 atividades, a maioria para o ensino fundamental e 50 para o ensino médio. O aplicativo é gratuito, de fácil acesso e pode ser adaptado à realidade local. O acesso é feito por meio da conta gov.br.
“O professor se cadastra, acessa as atividades e escolhe aquelas que se conectam com o conteúdo que irá trabalhar em sala de aula. Como as atividades já vêm estruturadas, com passo a passo definido, ele pode aplicá-las sem necessidade de elaborar uma aula do zero, mas elas também podem ser adaptadas. Por isso, falamos que a educação para o trânsito se torna um tema transversal: ela pode ser ensinada em todas as disciplinas”, complementa Flávio.

O III Encontro ENET é um evento nacional que acontece em diferentes estados: o primeiro foi realizado em Alagoas, o segundo no Tocantins e o terceiro em Sergipe, sendo São Cristóvão a cidade escolhida para sediá-lo. Essa escolha se deu por ser o município que mais se destacou no programa.
“Nesse terceiro encontro, pudemos ver o resultado desse trabalho de educação para o trânsito aqui na cidade, permitindo que todos os agentes e servidores do DNIT presentes neste evento, somando representantes de 26 estados, pudessem conhecer, na prática, como funcionam essas parcerias que implementam a educação para o trânsito”, destaca Flávio De Mori.

O acompanhamento das atividades em São Cristóvão foi coordenado por Zenóbio Júnior, chefe do Serviço de Operações Terrestres do DNIT de Sergipe. “Nosso trabalho é contínuo, não há prazo para encerramento, pois a educação para o trânsito é uma ação permanente para o DNIT. Temos a meta de atingir todas as escolas e todos os alunos do município de São Cristóvão. Além de apresentar o programa, oferecemos apoio técnico ao município, acompanhamos as ações e fazemos a gestão para fortalecer e dar continuidade a essas iniciativas.”


Roseleny Oliveira, coordenadora de Educação para o Trânsito da Setran, enfatiza que o programa dá continuidade às ações de educação para o trânsito já executadas na Rede Municipal de Ensino. “Pensando na redução dos sinistros de trânsito na cidade, e por acreditar que a criança é uma agente multiplicadora do conhecimento, iniciamos o projeto Educar PRF em 2021, que leva atividades às escolas, capacita os professores e integra o tema trânsito como conteúdo nas disciplinas. Nesse processo, o Conexão DNIT entrou como uma ferramenta digital importante, que facilita o acesso dos professores e gestores às atividades que seguem o objetivo de promover ações educativas sobre o trânsito.”

A secretária da Educação, Deise Barroso, destaca que este encontro é de grande valia para São Cristóvão. “Desde o ano passado, realizamos reuniões, formações de professores e aplicamos materiais de apoio, além de desenvolvermos ações pedagógicas com construção de maquetes, painéis e atividades que os alunos estudam e produzem. O trabalho é interdisciplinar, envolvendo todos os professores. Neste evento, estamos muito felizes por receber pessoas de todo o Brasil em nossa cidade para conhecer essas ações”, concluiu.


Foto Capa: Érica Xavier
Recentes
Notícias recentes de Trânsito

São Cristóvão sedia o III Encontro ENET e se destaca com atividades desenvolvidas sobre Educação para o Trânsito pelo Conexão DNIT

Prefeitura de São Cristóvão defende fortalecimento do Consórcio Metropolitano de Transporte Público em reunião com prefeitos e governador
