São Cristóvão recebe operação “Fim de Ano Seguro” para orientar população sobre trânsito responsável
Na manhã da última quarta-feira (03), São Cristóvão recebeu a operação “Fim de Ano Seguro: a Vida é o Melhor Presente”, iniciativa voltada à promoção da segurança viária e à conscientização de pedestres, condutores e motociclistas para um trânsito mais seguro durante o período festivo. A atividade reuniu diversos órgãos estaduais e municipais ligados ao trânsito.
Realizada em frente à Universidade Federal de Sergipe (UFS), a ação marcou o início das operações educativas que serão intensificadas ao longo de todo mês na Grande Aracaju. Representando o município de São Cristóvão, participaram equipes da Superintendência Executiva de Trânsito e Transportes (Setran) e da Guarda Civil Municipal. Também estiveram presentes o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE); o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran); o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv); e as Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (SMTTs) de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro.
Durante as abordagens, as equipes repassaram orientações sobre respeito às normas de circulação, prevenção de acidentes e cuidados essenciais no fim de ano, quando cresce o fluxo de veículos e o consumo de bebidas alcoólicas. O diretor de trânsito da Setran, José Robson, destacou a importância da ação integrada. “A operação é educativa, mas também pode ter caráter punitivo quando necessário. Queremos reduzir o alto índice de sinistros registrados no final de ano, período que coincide com férias e viagens. Infelizmente, muitas famílias perdem entes queridos por acidentes que poderiam ser evitados. É uma das épocas com maior número de ocorrências, assim como o carnaval”, destacou o diretor.
A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran/SE, Tissiane Costa, reforçou que esta foi a primeira atividade da operação neste mês.“Estamos iniciando por São Cristóvão e seguiremos durante o mês de dezembro em ações por toda a Grande Aracaju. O objetivo é conscientizar a população para práticas mais seguras no trânsito. O melhor presente é voltar para casa em segurança. O poder público está fazendo sua parte e espera que a população se some a essa luta”, declarou.
O sargento Damasceno, coordenador de Educação para o Trânsito do BPTran, também destacou o trabalho conjunto das instituições.“O BPTran e o BPRv estão somando forças com o Detran/SE, as SMTTs da região metropolitana e a Prefeitura de São Cristóvão para conscientizar os cidadãos, especialmente agora, que é o período das confraternizações. Estamos distribuindo panfletos educativos sobre a Lei Seca e também sobre atenção redobrada em períodos de chuva, para evitar acidentes como choques com postes. Pequenas atitudes, como usar cinto e evitar o celular, podem salvar vidas.”
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Trânsito
São Cristóvão recebe operação “Fim de Ano Seguro” para orientar população sobre trânsito responsável
Fasc 2025: Confira como ficará o trânsito no Centro Histórico de São Cristóvão durante o evento