São Cristóvão recebe visita da Secretária Nacional de Aquicultura

Nesta quinta-feira (27), o município de São Cristóvão recebeu a visita da Secretária Nacional de Aquicultura e Pesca, Tereza Nelma. O objetivo da visita, realizada no Assentamento Florestan Fernandes, no povoado Rita Cacete, foi conhecer as potencialidades da produção aquícola local e estreitar a parceria com o município para o desenvolvimento sustentável da atividade.
Durante a visita, Tereza Nelma parabenizou a organização dos aquicultores de São Cristóvão e destacou o papel da aquicultura no combate à fome. "Queremos que a aquicultura esteja cada vez mais presente na alimentação dos brasileiros. É uma grande ferramenta para combater a fome", afirmou a secretária.
Ela também ressaltou a importância do apoio do município no desenvolvimento da aquicultura e a necessidade de incentivos contínuos. "É muito bom ver o que está sendo feito em São Cristóvão. Os aquicultores precisam de apoio constante e de políticas públicas de fomento. A gestão municipal tem demonstrado interesse em fortalecer a aquicultura local, e o Ministério da Pesca e Aquicultura está à disposição para firmar parcerias e oferecer o apoio necessário", declarou a secretária.
O Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura, Éverton Siqueira, também participou da visita e enfatizou a importância do município de São Cristóvão para o estado de Sergipe. "São Cristóvão é um exemplo dentro do estado. Por isso, trouxe a secretária nacional para conhecer os produtores e o trabalho realizado aqui. A gestão municipal tem sido fundamental para esse desenvolvimento, e é essencial continuar apoiando os aquicultores e pescadores", destacou Éverton.
.jpeg)
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho de São Cristóvão, Josenito Oliveira, também falou sobre a importância da visita para o desenvolvimento da aquicultura local. "Essa visita é fundamental, pois mostra que nosso trabalho se destaca não apenas aqui, mas fora do município. Somos o terceiro maior produtor de camarão em Sergipe e temos uma grande produção de tilápias e tambaquis. A presença da secretária é essencial para conseguirmos mais recursos e fortalecer ainda mais a pesca e a aquicultura em nosso município", afirmou Josenito.

A diretora de Aquicultura de São Cristóvão, Elaine de Jesus, também falou sobre o potencial local. "No município, temos 32 piscicultores cadastrados em nosso Censo, que tem suas produções principalmente focadas na tilápia, além de tambaquis e panga. A visita da secretária é de grande importância, pois pode nos ajudar a avançar, especialmente com o beneficiamento do pescado, que é a proposta para o futuro. Nós já temos diversos projetos que já estão beneficiando os produtores locais e estamos trabalhando para poder incluir o peixe destes produtores na merenda escolar, por meio do PAA, além expandir a comercialização", explicou Elaine.

Aquicultores
Janoto Guilherme Melo da Rocha Farias, aquicultor que trabalha com tilápias e panga, destacou a importância da visita para o futuro da atividade. "Com a visita da secretária, esperamos desenvolver projetos para agregar valor ao nosso produto e melhorar a comercialização. O apoio da prefeitura, especialmente com o Senar, tem sido fundamental. Quando passei por dificuldades, a prefeitura foi a primeira a me ajudar, e agora vejo um futuro mais promissor", contou Janoto.
.jpeg)
Gizeldo Santos, aquicultor há mais de 10 anos, também expressou suas expectativas. "Estamos muito esperançosos com a visita, pois ela pode nos ajudar a agregar valor ao nosso pescado e melhorar a comercialização. O apoio da prefeitura e do Senar tem sido essencial. A prefeitura nos aproximou do Senar, e desde então, nossa produção melhorou significativamente", afirmou Gizeldo.
.jpeg)
.jpeg)
São Cristóvão na Aquipesc
A partir desta quinta-feira (27), São Cristóvão também estará presente no maior evento de aquicultura e pesca do Nordeste, a Aquipesc Brasil 2025. O evento acontece no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju, e vai até sábado (29). Organizado pela Fecomércio, Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura e diversos parceiros, o evento é voltado para produtores, pescadores, empresários, investidores, fornecedores e consumidores do setor.
Além de ter um estande no evento, o município também participará de uma roda de conversa na sexta-feira, às 16h, com o tema principal sendo a pesca profissional. Na ocasião, a diretora de Pesca e Aquicultura da Semdet, Elaine de Jesus, e a marisqueira Dulcineia Barreto dos Santos representarão o município.
.jpeg)
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Desenvolvimento

World Creativity Day 2025: São Cristóvão recebe evento com palestras, oficinas e campeonato de games

São Cristóvão sedia na próxima semana o festival internacional World Creativity Day
