São Cristóvão realiza Dia D de vacinação contra a Dengue e reforça busca ativa por imunização

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu neste sábado (22) mais um Dia D de vacinação contra a Dengue. A ação mobilizou cinco unidades de saúde do município durante o período da manhã e garantiu a aplicação de primeiras e segundas doses do imunizante para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Como parte de uma iniciativa estadual, a estratégia ocorreu simultaneamente em oito municípios, com acompanhamento do Ministério da Saúde para ampliar o alcance da vacinação.

A vacinação foi realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Dr. José Raimundo Aragão (Bairro Divinéia), Jairo Teixeira de Jesus (Centro), Antônio Florêncio de Matos (Tijuquinha), Maria José Soares Figueiroa (Eduardo Gomes) e Masoud Jalali (Rosa Elze). Além da imunização contra a Dengue, as unidades também ofereceram a atualização de outras vacinas do calendário vacinal, permitindo que pais e responsáveis aproveitassem a oportunidade para manter a caderneta das crianças em dia.

Para ampliar a adesão do público-alvo, a Secretaria de Saúde intensificou a busca ativa, disponibilizando as equipes para entrar em contato direto com os responsáveis por crianças e adolescentes dessa faixa etária. A coordenadora de imunização, Ana Therezinha Marques, destacou a importância dessa estratégia, mostrando que o Dia D também foi pensado para atender aqueles que enfrentam dificuldades para comparecer às unidades de saúde durante a semana.

“Sabemos que muitos responsáveis trabalham e nem sempre conseguem levar os filhos para se vacinar no horário de funcionamento habitual das UBSs. Por isso, ações como essa são fundamentais para garantir maior cobertura vacinal e evitar o avanço da doença”, afirmou.

A médica da Estratégia Saúde da Família, Laís Sousa, reforçou a importância da imunização para prevenir casos graves da doença e reduzir o impacto da dengue no sistema de saúde. “Com essa vacinação, conseguimos reduzir em 80% os sintomas e em 90% as hospitalizações causadas pela forma grave da doença. Hoje, estamos aplicando tanto a primeira quanto a segunda dose, e aqueles que precisarem completar o esquema vacinal podem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS)”, explicou.

O Dia D movimentou as unidades de saúde, com a presença de pais e responsáveis que fizeram questão de garantir a proteção das crianças. Diana Maria, mãe de Miguel Francisco e avó de Moisés Santos, enfatizou a importância da vacinação. “É muito importante tomar as vacinas e trazer as crianças para se vacinar na unidade de saúde contra a dengue, nos prevenir e nos livrar dessa doença, e deixar nossos filhos também protegidos.”

Além da preocupação com a dengue, muitos responsáveis também aproveitaram para atualizar outras vacinas. Foi o caso de Dona Pureza Maria Costa, que levou o neto Pablo Lucas Matos Costa, de 14 anos, e comentou com bom humor a necessidade da imunização. “Se pudesse, até eu tomava a vacina, porque gasto tanto repelente… e no lugar onde estou, a moriçoca está me mordendo! E não só por conta da dengue, mas por tudo, para cuidar da saúde. Para ele não ter problemas, não ter doença, para se proteger”, afirmou.

Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Prefeitura de São Cristóvão oferta exames preventivos e atendimentos de saúde da mulher na ação “Mulheres que Inspiram”

Prefeitura de São Cristóvão retoma diálogo com sindicatos de assistência social, psicologia e nutrição para assegurar avanços às categorias
