São Cristóvão realiza Dia D de Gestores com foco em Empreendedorismo
Na manhã do dia 23 de agosto, gestores da rede municipal de São Cristóvão se reuniram para mais um Dia D, um evento dedicado ao desenvolvimento de pautas educacionais. O destaque do encontro foi o empreendedorismo e a entrega simbólica de gibis educativos, desenvolvidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa visa fomentar o espírito empreendedor desde a infância, utilizando uma abordagem lúdica para transmitir conceitos fundamentais aos alunos.
A atividade foi organizada em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), reforçando a colaboração entre as áreas de educação e desenvolvimento econômico no município.
Segundo a secretária da Educação, Deise Barroso, o Gibi entregue faz parte de um esforço contínuo para introduzir o empreendedorismo no currículo escolar, com o objetivo de capacitar os alunos desde os primeiros anos do ensino fundamental. A proposta é não apenas ensinar sobre negócios, mas também desenvolver habilidades comportamentais que são essenciais para o sucesso em qualquer área da vida, como liderança, criatividade e pensamento crítico.
"A reunião mensal com diretores teve como foco o empreendedorismo, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, com a apresentação da revistinha 'Jovens Empreendedores Primeiros Passos' pelo Sebrae, destinada às crianças da rede municipal. A iniciativa busca mostrar que o empreendedorismo não se limita a ser dono de um negócio, mas envolve habilidades que todos podem desenvolver, como ações tecnológicas e uma feira de empreendedorismo escolar”, destaca Deise.
Todos os alunos da rede municipal irão receber o Gibi, serão cerca de 4 mil beneficiados em São Cristóvão. Josenito Oliveira, secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, reforça que tratar sobre empreendedorismo desde cedo é trabalhar, acima de tudo, o comportamento da criança e do jovem com tarefas diversas do seu cotidiano.
"Estamos aqui para tratar da cultura empreendedora nas escolas, desde pequenininhos. Empreender é fazer acontecer, é uma atividade comportamental. Você pode empreender não apenas em negócios, mas também na sua vida pessoal e na escola. Quando os alunos fazem uma tarefa bem feita, isso é empreender, é empreendedorismo. Vamos trabalhar isso de forma mais efetiva, distribuindo uma cartilha, um gibizinho, para que as crianças possam aprender, de forma lúdica, o que é empreender em todas as suas atividades. Lógico que essa cartilha não ensina a montar um negócio, mas sim a desenvolver o comportamento empreendedor”, partilha Josenito.
Durante o encontro, a consultora Maricélia Ofsiany, do Sebrae, conduziu a preparação metodológica, orientando os educadores sobre a melhor forma de aplicar o material didático nas salas de aula. “Hoje trouxemos uma palestra com a abordagem sobre o nivelamento do entendimento do que de fato é o empreendedorismo, os conceitos, a fundamentação e as características do comportamento empreendedor, além de como esse tema deve ser abordado com os alunos dos anos iniciais e finais”.
Reforça ainda que ainda toda a abordagem que foi direcionada, está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular. “É essencial que esse entendimento seja bem internalizado pelos professores, para que possam direcionar seus alunos tanto no intraempreendedorismo quanto no empreendedorismo de negócios, e o Sebrae oferece soluções de apoio tanto para gestores quanto para professores”.
A gestora da EMEF Josinalva Santos, Frances Rocha, parabeniza a iniciativa e reforça que os alunos têm a capacidade de ser o querem ser, e essa educação vem para reforçar isso e encorajá-los cada vez mais. “A confiança vem aliada ao conhecimento. Trazer para as escolas, desde a primeira infância, a ideia de que ele pode ser algo diferente do esperado é muito bom, especialmente em uma situação de periferia. Em São Cristóvão, junto com o Sebrae, queremos que isso se torne uma prática comum e permanente, pois temos crianças com sonhos, e quando sonham juntas, esses sonhos se tornam realidade. É maravilhoso quando a criança descobre que pode ser muito mais do que esperava. Muitas vezes, elas já têm habilidades, mas essas habilidades são guardadas”.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Desenvolvimento

World Creativity Day 2025: São Cristóvão recebe evento com palestras, oficinas e campeonato de games

São Cristóvão sedia na próxima semana o festival internacional World Creativity Day
