São Cristóvão realiza 2º Dia D de combate à dengue neste sábado (16)

Neste sábado (16), São Cristóvão realizará o 2º Dia D de combate à dengue, com mutirões de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, feitos pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Dessa vez, os locais designados para a ação são a Rua Saneamento do bairro Marcelo Déda e o Povoado Pedreiras, escolhidos por apresentarem maior número de notificações pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Os mutirões serão realizados entre 8 e 12 horas da manhã.
A campanha de combate à dengue tem sido um esforço nacional do Ministério da Saúde junto aos estados e municípios. Com a mensagem “Brasil unido contra a dengue, Zika e Chikungunya”, a mobilização alerta sobre os sinais e os sintomas das doenças, além de formas de prevenção e controle do mosquito transmissor.
Entre as atividades comandadas pelos agentes, serão realizadas visitas domiciliares, coleta de larvas, tratamento de recipientes d’água e mobilização da população com distribuição de panfletos. Além das ações propostas no Dia D, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também construiu um plano de ação que engloba ações nos demais territórios do município, que serão promovidas continuamente. O Plano Municipal de Contingência para Arboviroses será lançado no dia 20 de março.
A Vigilância Ambiental do município, ainda, realiza semanalmente borrifações costais nos locais com maiores notificações de casos e focos de dengue. Esse tipo de borrifação é uma medida de bloqueio essencial, executada com a bomba costal motorizada sendo transportada nas costas do Agente de Combate às Endemias enquanto pulveriza o controle químico do Aedes aegypti. Esse método é considerado bastante eficaz, por eliminar o mosquito adulto e ser colocado em maior proximidade com os focos do transmissor.
Importante destacar que o combate às arboviroses, como Dengue, Zika e Chikungunya, é deve ser um esforço coletivo e comunitário. O 3º Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral (LIA) do Ministério da Saúde indicam que 75% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos domicílios.
Os criadouros se formam em água parada, em espaços como vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pneus, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos e outros). Por isso, abordar a comunidade nos domicílios é uma estratégia fundamental para erradicar focos de água parada.
Foto: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão celebra início da campanha de Agosto Dourado com capacitação sobre aleitamento materno

São Cristóvão recebe Projeto Inclusão Nordeste e acelera perícias de crianças neurodivergentes em parceria com o INSS
