São Cristóvão passa a ter Lei que estabelece o uso do Cordão de Girassol para pessoas com deficiências ocultas
O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, sancionou no último mês a Lei Nº 629/2023, que estabelece o uso do Cordão do Girassol para pessoas com deficiências ocultas. A medida tem como objetivo principal promover a inclusão e garantir mais segurança e respeito às pessoas com deficiência não visíveis, mais especificamente surdez, autismo, diabetes, asma, limitações intelectuais, deficiências cognitivas, entre outras.
De acordo com a nova Lei, as pessoas com deficiências ocultas podem utilizar o cordão de girassol em lugares públicos, como ruas, praças, hospitais, escolas e estabelecimentos comerciais. O acessório é um indicativo visual que chama a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência, facilitando a identificação e proporcionando mais respeito e gentileza por parte dos outros cidadãos.
Além disso, a SMTT de São Cristóvão, a partir da Lei sancionada, já pode realizar a confecção dos cartões de estacionamento para o público que utiliza o cordão de girassol. Isso para atender uma demanda da população, visando oferecer mais comodidade e acessibilidade para este público. Quando houver solicitação, basta ir até a sede da SMTT ou a um dos postos de atendimento designados, apresentar a documentação necessária e receber o cartão que permitirá o estacionamento em vagas reservadas, com o intuito de atenuar as dificuldades destas pessoas, conforme previsto na legislação.
De acordo com o diretor de trânsito da SMTT, José Robson, essa iniciativa reforça o compromisso da cidade em promover a inclusão e garantir o pleno exercício dos direitos das pessoas com deficiência. “Essa nova lei é muito bem-vinda porque representa um passo muito importante rumo à inclusão social no município e vem para melhorar a vida das pessoas com deficiências ocultas. É uma maneira simbólica de estimular comportamentos positivos, pois significa a busca por respeito e igualdade. Com essa lei, estamos fortalecendo os direitos dessas pessoas e promovendo uma sociedade mais inclusiva e consciente", afirmou o diretor.
José Robson, diretor de trânsito SMTT São Cristóvão
O atendimento ao público acontece das 8h às 14h, na recepção da SMTT e requer a apresentação de alguns documentos, como: RG, CPF, comprovante de residência e laudo médico que comprove a condição de deficiência.
Deficiências não visíveis e o Cordão de Girassol
As deficiências não visíveis são aquelas que não possuem sinais físicos óbvios, mas podem afetar a vida de seus portadores. A Lei sancionada pelo prefeito Marcos Santana reconhece o uso do Cordão de Girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com tais tipos de deficiência. O Cordão de Girassol consiste numa faixa estreita de tecido ou material equivalente, na cor verde, estampada com desenhos de girassóis, podendo ter um crachá com informações úteis, a critério do portador ou de seus responsáveis. Seu uso é optativo, mas garante o acesso prioritário a serviços públicos e privados.
Cartão prioritário para autistas
Além desta nova lei, o município também já garante aos pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o direito a receberem carteira de acesso à vaga especial de estacionamento. Os cartões também podem ser solicitados diretamente na sede da SMTT do município, que fica localizada na rua nº63, s/n, no bairro Eduardo Gomes. Clique aqui para mais informações.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Trânsito
Justiça suspende decisão que anulava licitação do transporte metropolitano após pedido de São Cristóvão
São Cristóvão recebe operação “Fim de Ano Seguro” para orientar população sobre trânsito responsável