13/02/2026

Prefeitura promove 1ª Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana com foco em infraestrutura e escuta da sociedade civil

A mobilidade urbana é uma das principais pautas que tratam sobre o bom funcionamento de uma cidade. Construir e pensar uma cidade melhor para todos passa direta e indiretamente por esse tema. Pensando nisso, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), realizou na última quinta-feira (12), a 1ª Audiência Pública do Plano de Mobilidade da Cidade Mãe com o objetivo de compartilhar com a sociedade os principais problemas, desafios e potencialidades identificadas.

Como parte do processo para a construção do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, foi apresentado na audiência pública um diagnóstico com estudos e análises da atual situação da mobilidade urbana em São Cristóvão. A partir disso, a ideia é aproximar a população desse debate, coletando respostas através do formulário online disponibilizado após a audiência, podendo ser acessado diretamente no site oficial da Prefeitura de São Cristóvão.

Para o prefeito Júlio Nascimento, abordar esse tema é de extrema importância para o crescimento e planejamento do município. “Nós compreendemos que a partir do momento que a gente tem um plano muito bem elaborado que reflete, de forma fidedigna a realidade da nossa cidade, a gente dá passos firmes para o desenvolvimento da nossa cidade. Nós estamos aqui para apresentar dados, de forma muito transparente, querendo a participação também da sociedade civil como um todo”, falou o prefeito.

prefeito Júlio Nascimento

O Plano de Mobilidade Urbana de São Cristóvão é um instrumento fundamental de planejamento para projetar o futuro da cidade. Na fase de diagnóstico, discutido na primeira de três audiências públicas, o projeto visa identificar as carências locais para, em seguida, avançar para a proposição de soluções concretas e a elaboração de uma minuta de projeto de lei que consolide a nova política urbana.

Sobre a metodologia adotada, Igor Santos, arquiteto da Seminfra,  reforçou o caráter participativo da iniciativa. "A ideia é ter o conhecimento dos problemas que a população enfrenta diariamente, seja no transporte público, nas ciclovias, calçadas e nas vias públicas", afirmou.

Igor Santos, arquiteto da Seminfra

Tamires Lenhart, coordenadora da equipe de planejamento urbano e regional da Alto Uruguai, empresa responsável pela criação do plano, destaca que ele vai muito além do trânsito, configurando-se como um processo participativo que integra acessibilidade universal, sistema viário e a preservação do patrimônio histórico do município. “A audiência pública possui um caráter validativo indispensável, onde a população deve atuar junto à equipe técnica para consolidar os levantamentos e preparar o terreno para a próxima etapa, que será focada na apresentação de propostas”.

Tamires Lenhart, coordenadora da equipe de planejamento urbano

Quanto ao diagnóstico já realizado, a principal precariedade identificada foi a desnivelação dos passeios públicos, o que prejudica a acessibilidade, somada à prioridade excessiva dada ao veículo particular. Apesar dos desafios, o diagnóstico aponta a existência do transporte público regional como uma grande potencialidade, indicando que as soluções futuras devem buscar ampliar a abrangência de linhas e paradas para melhor atender às necessidades da região metropolitana.

Para Hill Marques, representante da Frente Socioambiental Sergipana, o debate é fundamental para projetar a infraestrutura necessária para o futuro. "É uma iniciativa muito importante para entendermos a perspectiva do crescimento da cidade em relação à infraestrutura, às vias e aos modais de transporte a que teremos acesso. É preciso pensar em um transporte coletivo que contemple toda a sociedade civil, bem como em alternativas como bicicletas e automóveis elétricos", avaliou. 

Hill Marques, representante da Frente Socioambiental Sergipana
Publicado por Inacio
Fotos por
Personalize suas opções de acessibilidade