São Cristóvão participará da Festa da Sergipanidade promovida pelo Fecomércio
No dia 24 de outubro, é comemorado o Dia da Sergipanidade, momento que ressalta o que há de melhor no estado de Sergipe e destaca o olhar para as tradições e culturas de suas cidades. Para organizar a celebração dessa data, o Fecomércio Sergipe reuniu em sua sede representações dos municípios sergipanos para alinhar ações e dialogar sobre a Festa da Sergipanidade, a qual São Cristóvão já garantiu sua participação e levará seus atributos culinários, artísticos e culturais para apresentar em um estande caracterizado.
A Festa da Sergipanidade acontecerá entre os dias 12 e 27 de outubro, na Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, promovida pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, e contará com uma cidade cenográfica representando os municípios, além de atrações musicais, teatrais, gastronômicas e de dança. Será a segunda vez que a Cidade Mãe exibirá sua preciosidade artística para milhares de pessoas que circulam pela praça.
Segundo o presidente do Fecomércio Sergipe, Marcos Andrade, nos anos anteriores a instituição celebrava a Semana da Sergipanidade, mas, neste ano, a festa será expandida para duas semanas de homenagem à cultura sergipana.
“A edição anterior do evento nos surpreendeu de forma muito positiva, e este ano estamos com grandes expectativas. São Cristóvão sempre foi e continua sendo um grande parceiro. Isso vai ao encontro do que temos buscado: desenvolver os municípios e mostrar o que eles têm de melhor para todo o estado. É fundamental reativar o sentimento de pertencimento do sergipano, para que ele valorize a sua própria cultura, arte e gastronomia. E contar com São Cristóvão para isso é sempre um privilégio, e somos muito gratos”, destacou o presidente.
O coordenador de turismo da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), Kaique Rocha, relembrou que, na presença do município na Semana da Sergipanidade 2023, São Cristóvão levou o que tinha de mais característico para representar sua cultura: as queijadas, os bricelets, os licores, o artesanato e outros itens. Nesta edição, a ideia é manter o que já foi feito, para que o público de todo o estado visite o estande, conheça a cultura da cidade e se sinta convidado a conhecer o território do município, com todas as suas belezas.
“A Semana da Sergipanidade é uma oportunidade para que os sergipanos e os visitantes que vão ao centro de Aracaju conheçam mais sobre a riqueza cultural e histórica do nosso estado. O interessante desse evento é que ele traz uma nova movimentação para um espaço que normalmente não tem tanta vida à noite. O comércio do centro de Aracaju costuma funcionar durante o dia, mas esses eventos transformam o ambiente noturno, trazendo uma nova perspectiva. Além disso, é uma chance de apresentar outros municípios para que as pessoas possam conhecê-los e, quem sabe, sair daqui motivadas a visitá-lo”, destacou.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Cultura

São Cristóvão marca presença em evento da Fecomércio para discutir avanços do programa Vai Turismo

Prefeitura de São Cristóvão amplia investimento na Romaria de Senhor dos Passos para impulsionar turismo religioso no município
