31/05/2024

São Cristóvão lidera ranking de crianças alfabetizadas entre cidades sergipanas com mais de 50 mil habitantes

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem alcançado significativos avanços. Segundo pesquisa Alfabetiza Brasil, conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a cidade se destaca como o segundo município com a maior taxa de alfabetização na idade correta em Sergipe, com 55,9% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental alfabetizados, superando a média estadual de 31%. Entre as cidades sergipanas com população acima dos 50 mil habitantes, São Cristóvão ocupa a primeira posição no ranking geral. Os dados, referentes ao ano de 2023, foram divulgados na última terça-feira (28).

Para alcançar esses resultados, nos últimos sete anos, a administração municipal implementou uma série de medidas abrangentes, que incluem políticas de valorização tanto dos professores quanto dos alunos, com reajuste salarial dos professores, investimentos na infraestrutura das escolas, material didático, bem como a capacitação contínua dos profissionais que compõem a Semed. Além disso, foram adotados programas como o “Meu Primeiro Lanchinho” para garantir a alimentação adequada dos estudantes, medidas para melhorar o transporte escolar e investimentos na modernização das escolas.

De acordo com o prefeito Marcos Santana, “essas conquistas são o resultado de um trabalho que começou lá em 2017 quando tiramos São Cristóvão da 49ª posição no IDEB e elevamos para o 4º lugar. Investimos na requalificação e climatização das escolas, em programas educacionais, na valorização dos professores. Essa é uma conquista de toda uma equipe, a quem eu parabenizo e agradeço”, declarou.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

A secretária de educação, Deise Barroso, enfatizou que o resultado é satisfatório diante dos desafios impostos pela pandemia da covid-19. Além disso, assim como o prefeito, ela ressaltou o bom trabalho que vem sendo realizado por todos que integram a Semed, que tem trabalhado para garantir que todas as crianças sancristovenses saibam ler e escrever na idade apropriada.

Deise Barroso, secretária da Semed

“O nosso foco é assegurar que todos os estudantes matriculados na rede pública de São Cristóvão estejam alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental, além de recompor as aprendizagens, com ênfase na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º anos afetadas pela pandemia”, explicou a secretária, enfatizando que o município segue trabalhando para alcançar as metas estabelecidas pelo MEC. Para o ano de 2024, o objetivo é que, pelo menos 59,8% dos alunos sancristovenses estejam alfabetizados.

Criança Alfabetizada

O Indicador Criança Alfabetizada é calculado a partir da comparação nacional dos resultados das avaliações aplicadas pelos estados no ano de 2023, envolvendo cerca de 85% dos alunos das redes públicas do país. Esse indicador utiliza uma escala estabelecida em 743 pontos na escala do Saeb pela Pesquisa Alfabetiza Brasil – aplicada pelo Inep, para determinar o ponto de corte que indica a alfabetização de uma criança ao fim do 2º ano do ensino fundamental.

O alinhamento dos sistemas de avaliação dos estados ao SAEB é um dos resultados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa lançada pelo MEC em 2023. Esse compromisso recebeu a adesão dos 27 estados e 5.558 dos 5.570 municípios brasileiros (99,8%), dentre eles, São Cristóvão.

Censo

Outro indicador que demonstra o sucesso do trabalho realizado pela gestão municipal de São Cristóvão foi divulgado neste mês de maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com os dados mais recentes do Censo 2022, São Cristóvão figura entre os quatro municípios de Sergipe com a maior proporção de pessoas com 15 anos ou mais alfabetizadas.

Com uma taxa de analfabetismo de 8,91%, a cidade apresenta um dos melhores índices do estado, refletindo os esforços da Secretaria Municipal de Educação na promoção do desenvolvimento dos cidadãos sancristovenses. Este número é inferior à média de Sergipe, onde a taxa de analfabetismo para essa faixa etária é de 13,81%, e à da região Nordeste, que é de 14,21%.

Fotos: Heitor Xavier

Publicado por Carla Mesquita