15/08/2025

Jogos Escolares de São Cristóvão incentivam esporte e revelam novos talentos

A terceira edição dos Jogos Escolares de São Cristóvão chegou ao fim nesta sexta-feira (15), consolidando-se como um importante espaço de incentivo ao esporte e de descoberta de novos talentos entre os jovens do município. Realizada pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Semel), a iniciativa mobilizou 25 escolas e mais de 1.000 estudantes da rede municipal, estadual e particular.

O evento teve início no dia 04 de agosto e, ao longo de quase duas semanas, promoveu disputas em mais de 20 modalidades esportivas, entre elas futsal, dança, vôlei de praia, basquete 3x3 e queimada. As competições finais, no futsal masculino e feminino, foram realizadas no Ginásio de Esportes Gevaldo Costa Pereira, com arquibancadas cheias e clima de celebração.

Para o coordenador de esportes escolares da Semed, Anthony Couto, a edição deste ano cumpriu plenamente o papel de oferecer experiências esportivas diversificadas e oportunidades de crescimento aos estudantes. “A gente chega no último dia de competição com várias modalidades disputadas. Os alunos tiveram a oportunidade de praticar e conhecer novas modalidades, muitas delas pela primeira vez. Além da educação e da promoção do esporte, a gente também observa novos talentos que podem alavancar ainda mais o esporte da cidade. Temos o exemplo de Duda Lisboa e outros atletas que hoje jogam fora do país. São Cristóvão é, de fato, uma fonte de novos talentos, e os Jogos servem também para revelá-los”, destacou.

Coordenador de esportes escolares da Semed, Anthony Couto

Uma das escolas participantes foi a EMEF Araceles Rodrigues Corrêa, localizada no bairro Divinéia. Para o diretor Antônio da Paixão, o esporte é uma extensão da sala de aula e um incentivo ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. “A nossa dedicação é para o avanço da criança e do adolescente. O esporte é o complemento da sala de aula. Somos gratos por tudo que a gestão municipal faz em benefício dos alunos, porque cada vitória aqui é uma alegria não só para os alunos, mas também para as famílias e para o município”, afirmou.

Diretor da EMEF Araceles Rodrigues Corrêa, Antônio da Paixão

Entre as protagonistas da competição está Lohanne Gabrielle, aluna do 7° ano da EMEF Araceles Rodrigues Corrêa, que, aos 11 anos, marcou um dos gols do time na final do futsal feminino, contribuindo para a escola conquistar a medalha de ouro na categoria. Para ela, que participou pela primeira vez dos Jogos Escolares, a experiência foi emocionante. “Gostei muito de participar e fiquei muito feliz por poder marcar o gol na final e representar minha escola”, disse.

Lohanne Gabrielle, aluna do 7° ano da EMEF Araceles Rodrigues Corrêa

Fotos: Heitor Xavier

Publicado por Yago de Andrade Santos
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade