Com apoio da Prefeitura por meio do Bolsa Atleta, Maria Gilda dos Santos se consolida como a segunda melhor atleta de parabadminton do mundo
Com o incentivo da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio do Programa Bolsa Atleta Municipal, a atleta de parabadminton Maria Gilda dos Santos alcançou um feito histórico: o posto de segunda melhor atleta do mundo na modalidade parabadminton, em sua categoria. A conquista reafirma a força do esporte sancristovense e o impacto direto das políticas públicas de incentivo ao esporte. Nesta semana, o prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento, recebeu a atleta em seu gabinete, onde ela apresentou suas mais recentes conquistas no cenário esportivo nacional e internacional.
Filha da Cidade Mãe de Sergipe e uma das 18 atletas contempladas pelo Bolsa Atleta Municipal, Maria Gilda destacou a importância do apoio recebido para sua preparação, participação em competições e evolução técnica ao longo da temporada. Nos últimos meses, Maria Gilda participou das principais competições que encerraram o calendário internacional do parabadminton, com destaque para o Campeonato Pan-Americano de Parabadminton 2025 e o Campeonato Brasileiro. As disputas, consideradas decisivas para o ranking mundial da modalidade, consolidaram o excelente desempenho da atleta e projetaram o nome do município para o mundo.
No Campeonato Pan-Americano, Gilda conquistou a medalha de prata na dupla feminina e a medalha de bronze no simples feminino WH2. Já no Campeonato Brasileiro, a atleta alcançou a medalha de ouro no simples feminino WH2, além da prata na dupla feminina e do bronze na dupla mista.“O brasileiro aconteceu recentemente no Rio de Janeiro e foi encerrado no último domingo (14), marcando o fechamento oficial do ano competitivo. Com esses resultados, finalizei a temporada como a segunda colocada no ranking mundial, o que já nos permite começar a traçar a corrida rumo ao Jogos Parapan-Americanos e, consequentemente, a busca por uma nova vaga para a próxima Paralimpíada, que será em Los Angeles”.
A trajetória de Maria Gilda reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do esporte como ferramenta de inclusão, cidadania e transformação social, além de evidenciar o talento e a dedicação dos atletas sancristovenses que levam o nome da cidade cada vez mais longe. Por meio do Programa Bolsa Atleta Municipal, a gestão vem garantindo condições mínimas para que os esportistas da cidade consigam arcar com alguns custos da rotina de treinos e competições, fortalecendo o desenvolvimento esportivo local. Com este apoio, é possível enxergar grandes resultados, inclusive frutos de alcance internacional. Exemplo disso é a própria Gilda que, novamente, participará de competições fora do Brasil em 2026.
“Em fevereiro, já damos início a um novo ciclo com o Campeonato Mundial. Graças aos resultados conquistados no Pan-Americano, garanti minha vaga para essa competição internacional. A partir de agora, começa novamente toda a mobilização com passagens, alimentação, hospedagem e demais custos, que muitas vezes não são totalmente cobertos apenas com a bolsa, o que nos leva a buscar parcerias e apoios. O ano praticamente já começa em fevereiro em ritmo intenso”, reforçou.
Segundo ela, o auxílio do Bolsa Atleta está sendo de suma importância na sua carreira.”A bolsa tem um papel primordial na minha trajetória. Sou uma das atletas contempladas pelo município, e essa bolsa é essencial não só para mim, mas também para outros atletas, especialmente os que estão iniciando. Ser atleta não é fácil e sem apoio financeiro e parcerias, as coisas simplesmente não acontecem. Com a bolsa, consigo custear alimentação adequada, transporte, hospedagem, inscrições em competições estaduais e nacionais, claro, tendo uma boa administração do que for receber”.
São Cristóvão vem se revelando um verdadeiro celeiro na área do esporte, decolando e despertando atletas em diferentes modalidades, levando o nome de São Cristóvão e sua história para todo o mundo. “Eu não carrego apenas o nome da minha cidade, São Cristóvão, mas também do Brasil. Muitas pessoas se confundem com São Cristóvão do Rio de Janeiro e faço questão de deixar claro: São Cristóvão de Sergipe, a quarta cidade mais antiga do Brasil. Sou nordestina com muito orgulho e tenho orgulho imenso de dizer que sou de São Cristóvão. Quero continuar representando a cidade, chegando ao meu quinto mundial, e mostrando que é possível sair de uma cidade pequena para competir no mais alto nível mundial”, celebrou Gilda.
Para o prefeito, Júlio Nascimento, Gilda é um grande orgulho para a cidade, assim como os demais talentos do esporte que vêm sendo revelados em São Cristóvão. “Gilda é o grande resultado de que, quando o poder público acredita, investe e cria políticas sérias de incentivo ao esporte, os frutos aparecem. O Bolsa Atleta é mais do que um apoio financeiro, é uma ferramenta de transformação social, que garante oportunidades e inclusão aos nossos atletas. E isso me deixa muito feliz, acredito que a todos da cidade”, destacou.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Esporte
Com apoio da Prefeitura por meio do Bolsa Atleta, Maria Gilda dos Santos se consolida como a segunda melhor atleta de parabadminton do mundo
2ª edição dos Jogos dos Servidores de São Cristóvão estimula integração e prática esportiva entre trabalhadores da gestão municipal