09/05/2025

São Cristóvão lança programa Partiu IF para reforçar aprendizagem e inclusão de estudantes do 9º ano

Na tarde da última quinta-feira (08), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou o lançamento do programa “Partiu IF” no município. O evento aconteceu na EMEF Gina Franco e reuniu gestores e estudantes para a promoção de mais educação e inclusão aos jovens da cidade. A iniciativa, promovida pelo Governo Federal e adotada pela prefeitura, é direcionada a estudantes do 9º ano do ensino fundamental e tem como objetivo recompor aprendizagens nas áreas de português, matemática e ciências, além de incentivar o ingresso dos alunos nos institutos federais de educação, como o Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Inicialmente, o programa contemplará 40 estudantes das escolas municipais de São Cristóvão. Podem se inscrever na seleção alunos do 9º ano do Ensino Fundamental matriculados em escolas públicas, desde que tenham cursado toda essa etapa na rede pública. Também é preciso comprovação de que sua renda familiar per capita é de, no máximo, um salário-mínimo, e que o candidato se autodeclare preto, pardo, indígena, quilombola ou pessoa com deficiência.

Para garantir a permanência dos participantes, será oferecida uma bolsa mensal de R$200, pelo período de oito meses, equivalente a um ano letivo, desde que o estudante mantenha ao menos 75% de presença nas atividades mensais. O curso preparatório é uma formação inicial continuada (FIC) e terá a carga horária de 320 horas. 

“O programa do governo federal tem uma dupla finalidade. A primeira é a recomposição das aprendizagens, porque a gente sabe que há um déficit na formação de algumas áreas, como matemática, português e ciências. Por isso o foco é nessas três áreas. E a segunda finalidade é estimular os alunos a irem para o Instituto Federal. Não especificamente o IFS, mas os institutos federais de modo geral, em todo o Brasil”, explicou o diretor do campus IFS São Cristóvão, Marco Arlindo Nery, representando o Instituto Federal de Sergipe.

Marco Arlindo Nery, diretor do campus IFS São Cristóvão

Segundo o prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento, esse é mais um passo para buscar excelência na educação do município, que já conquistou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “São Cristóvão é a cidade educadora, hoje é a primeira do estado e temos que ser a primeira do país. Os estudantes têm um papel fundamental nesse crescimento que temos na educação. E eu não tenho dúvidas de que todos nós aqui, todos os atores envolvidos, teremos muito sucesso nesse propósito”, afirmou o gestor.

Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvão

Escolas preparadas e estudantes engajados

Além do fomento à recuperação de temáticas trabalhadas na escola e da busca pelo desenvolvimento de habilidades para que os jovens cheguem no Ensino Médio bem mais aptos a lidar com os cursos profissionalizantes, o projeto também apresentará o IFS São Cristóvão para os alunos, para que se interessem mais pelas capacitações oferecidos. Daniela Melo, diretora pedagógica da Semed, frisou que a secretaria tem um histórico positivo de parceria com o IFS, que sempre apresenta os cursos para os estudantes de São Cristóvão com um número considerável de vagas.

“Neste caso, o ingresso é por sorteio, e geralmente prioriza estudantes em situação de vulnerabilidade social. Nossos alunos do 9º ano, em sua maioria, são de povoados e famílias carentes. Eles têm a oportunidade de estudar no IFS em tempo integral, e o município sempre apoia com transporte. No momento da inscrição, as escolas também auxiliam os alunos, principalmente aqueles com dificuldade de acesso à internet. É uma parceria muito boa entre IFS e o município”, realçou a diretora.

Daniela Melo, diretora pedagógica da Semed

Os adolescentes contemplados estão matriculados nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Gina Franco, São Cristóvão e Araceles Rodrigues Correia, e demonstraram interesse espontâneo em buscar a formação continuada. “Nós fizemos a propaganda nas salas de aula, e eles demonstraram o interesse e a vontade de estar aqui participando desse projeto. Eu vejo que nós estamos, sim, conseguindo alcançar, tocar no coração dos nossos jovens que a educação é o melhor caminho. Que eles estão no caminho certo”, relatou a diretora da EMEF Gina Franco, Nadja Ivone.

Nadja Ivone, diretora da EMEF Gina Franco

Luan Flávio Moreira, aluno da EMEF São Cristóvão, já demonstrava interesse no curso de Pedagogia e começou a se interessar ainda mais no ensino técnico na área de agropecuária. Por isso, acreditou no “Partiu IF” como uma oportunidade de especialização. “É uma oportunidade bem legal que desenvolve o entendimento das pessoas desde jovens”, contou o estudante.

Luan Flávio Moreira, aluno da EMEF São Cristóvão

Com 14 anos, Raíssa Gabriela, aluna da EMEF Araceles Rodrigues Correia, também já planeja sua entrada no Instituto Federal, entendendo a importância de iniciativas como essa para alcançar seus sonhos profissionais. “Eu espero uma qualidade de vida melhor para o meu futuro, ter um melhor aprendizado, porque como eu vim de escola pública, fica mais difícil ter acesso a um nível mais elevado na minha vida. Então, eu espero crescer na educação para eu fazer a faculdade que eu quero, para eu conseguir ser alguém na vida”.

Raíssa Gabriela, aluna da EMEF Araceles Rodrigues Correia

Fotos: Dani Santos

Publicado por Clara Dias
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade