20/03/2026

São Cristóvão fortalece o SUS com troca de experiências no III Seminário de Boas Práticas

Celebrando o Sistema Único de Saúde (SUS) e as experiências exitosas desenvolvidas na Cidade Mãe, a Prefeitura de São Cristóvão realizou, nesta sexta-feira (20), o III Seminário de Boas Práticas no SUS. O evento tem como um dos principais objetivos selecionar as experiências que representarão o município na ‘Mostra Sergipe Aqui Tem SUS 2026’, além de promover o intercâmbio de iniciativas bem-sucedidas e criar um espaço de reflexão sobre a gestão e a organização dos serviços de saúde.

Para o prefeito Júlio Nascimento, momentos de troca de experiências como esse são fundamentais para o fortalecimento das políticas públicas do município. Segundo ele, “esses momentos de compartilhamento de informações e de experiências são muito importantes para que possamos avançar cada vez mais em uma política pública tão essencial. Nós vamos garantir políticas públicas e assegurar direitos constitucionais à nossa população. E, sem dúvida, um dos maiores direitos é o direito à saúde”.

Prefeito Júlio Nascimento

Michele Soraia, secretária adjunta de saúde, destacou que o seminário representa também o reconhecimento do trabalho diário realizado pelos profissionais do SUS. “Esse momento é muito especial para todos nós porque representa não apenas um encontro técnico, mas o reconhecimento do trabalho e da dedicação de todos os trabalhadores e trabalhadoras do SUS. O SUS acontece todos os dias, na unidade de saúde, na visita domiciliar, no acolhimento feito com cuidado e respeito. Por trás de cada resultado alcançado existe uma equipe comprometida, que acredita na saúde pública e no cuidado com as pessoas”, afirmou.

Michele Soraia, secretária adjunta de saúde

Ela ressaltou ainda que o seminário foi criado justamente para dar visibilidade às experiências que surgem no cotidiano dos serviços. “São iniciativas desenvolvidas com criatividade, sensibilidade e, principalmente, compromisso com o cuidado com a nossa população. Além de celebrarmos essas práticas, também fortalecemos a troca de experiências entre as equipes e escolhemos o trabalho que representará São Cristóvão na mostra estadual, levando o nome do nosso município e mostrando a força do trabalho realizado aqui.”

De acordo com a coordenadora de educação na saúde, Laiz Layna, o seminário é uma oportunidade para que os profissionais apresentem iniciativas que, muitas vezes, não recebem a visibilidade merecida. “O seminário de boas práticas é um momento para que os trabalhadores da saúde exponham suas experiências exitosas. Ao longo do ano, eles desenvolvem diversas atividades que nem sempre são reconhecidas. Aqui, mostramos aos colegas o que está sendo feito e como essas ações fazem a diferença na vida da população”, explicou.

Coordenadora de educação na saúde, Laiz Layna

Ela acrescentou que o evento também funciona como etapa de seleção para outras mostras. Já que os trabalhos apresentados nos eixos de controle social, trabalhadores e gestão podem ser encaminhados para a mostra “Sergipe Aqui Tem SUS”. A partir daí, os projetos ainda têm a oportunidade de seguir para a mostra nacional.

São Cristóvão como celeiro de práticas exitosas na saúde

Entre os trabalhos apresentados durante o seminário esteve o projeto “Cor, Classe e Cárcere: Reflexões sobre o Racismo Estrutural”, elaborado pelo assistente social Leandro Nunes. A iniciativa apresentada consistiu em um cine-debate realizado dentro do sistema prisional, mais especificamente no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan).

Leandro Nunes, assistente social

Segundo ele, “foi realizado um cine-debate com o documentário ‘A Coisa Tá Preta’, que problematiza o racismo estrutural. A ideia foi provocar uma reflexão entre as pessoas privadas de liberdade sobre o seu lugar na sociedade, considerando que cerca de 75% da população prisional é formada por pessoas pretas e pardas.”

Leandro também ressaltou a importância de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela equipe de atenção primária prisional. “O trabalho que desenvolvemos no Copemcan é muito importante, e poder apresentá-lo para outras pessoas é uma oportunidade ímpar. É um projeto que tem potencial para ser aplicado em outras unidades prisionais e aborda uma temática que precisa ser constantemente debatida”, afirmou.

Sobre a possibilidade de o projeto avançar para as próximas etapas da mostra, Leandro destacou que seria um reconhecimento pelo trabalho que ele e a equipe realiza em São Cristóvão, e que seria uma oportunidade de mostrar para o Brasil o que está sendo feito em São Cristóvão.

Foto: Dani Santos

Publicado por Inacio
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade