São Cristóvão firma parceria com a UFS para reimplantação de Farmácia Universitária no município
A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), firmou, nesta sexta-feira (23), um Termo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) para a reimplantação e funcionamento da Farmácia Universitária. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS), aliando atendimento qualificado à população com a formação acadêmica de estudantes do curso de Farmácia da UFS.
O espaço será destinado à oferta de serviços farmacêuticos, promoção do uso racional de medicamentos e desenvolvimento de ações de cuidado em saúde.
Para o prefeito Júlio Nascimento, a parceria representa um avanço importante para a política pública de saúde do município. “É com muita alegria que assinamos este Termo de Cooperação Técnica para a implantação da Farmácia Universitária. Essa parceria histórica com a UFS reafirma nosso compromisso social e fortalece as instituições, garantindo políticas públicas de mais qualidade para a população de São Cristóvão”, destacou.
O reitor da UFS, André Maurício, agradeceu ao prefeito e a toda a gestão municipal por reconhecerem a importância da universidade e por serem grandes parceiros na concretização da iniciativa.“A Universidade Federal de Sergipe tem muito a oferecer à população de São Cristóvão, tanto na qualificação dos nossos estudantes quanto na melhoria dos serviços de saúde. Essa parceria fortalece a relação entre universidade, prefeitura e comunidade, permitindo a implantação da Farmácia Universitária e a oferta de um serviço de qualidade à população”, pontuou.
A cooperação prevê a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, incluindo estágios supervisionados, aulas práticas, capacitações para profissionais da rede municipal, oficinas de educação em saúde e acompanhamento farmacêutico dos usuários do SUS.
O diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Charles Estevam, destacou que a retomada e reafirmação do convênio é fundamental por envolver estudantes, professores, pesquisa e extensão. Segundo ele, “a parceria contribui diretamente para a formação dos alunos na atenção farmacêutica e no cuidado ao paciente, preparando profissionais mais qualificados para atuar no SUS, com maior proximidade, sensibilidade e compromisso com a comunidade”.
De acordo com a Profª Drª Rogéria Nunes, do Departamento de Farmácia da UFS e coordenadora da Comissão da Farmácia Universitária, a retomada da Farmácia Escola representa um marco pedagógico e político para a formação acadêmica. “O espaço integra ensino, pesquisa, extensão e estágio, promovendo a inserção de estudantes, professores e técnicos no convívio direto com a comunidade e com o Sistema Único de Saúde”, apontou Rogéria.
A Farmácia Universitária amplia o papel do farmacêutico para além da entrega de medicamentos, envolvendo atividades logísticas da assistência farmacêutica, cuidado clínico e acompanhamento dos usuários. A proposta inclui atendimentos individualizados em consultórios farmacêuticos, com foco em grupos específicos, como idosos e pacientes com doenças crônicas, fortalecendo uma formação humanizada, voltada para a comunidade, a família e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde.
Alunos aprovam a parceria
A estudante Marcela Brasileiro, representante do Centro Acadêmico do curso de Farmácia, destacou a importância do projeto para a formação prática dos alunos. De acordo com ela, a iniciativa permitirá que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, vivenciando o contato real com os pacientes. “É uma experiência muito diferente das simulações acadêmicas e que agrega muito à nossa formação, além de possibilitar que a universidade devolva à comunidade aquilo que tem a oferecer, ainda durante a graduação”, afirmou.
Fotos: Heiotr Xavier
Recentes
Notícias recentes de Saúde
São Cristóvão firma parceria com a UFS para reimplantação de Farmácia Universitária no município
Carreta “Agora Tem Especialistas” realiza mais de 1700 atendimentos e fortalece a saúde da mulher em São Cristóvão