07/10/2024

São Cristóvão é selecionada em Laboratório de Boas Práticas do Programa Mais Médicos e participa de documentário do Ministério da Saúde

Na quinta e sexta-feira (11 e 12 de julho), São Cristóvão foi agraciada pela gravação de um documentário realizado pelo Ministério da Saúde (MS), que envolveu a experiência exitosa com a aplicação do programa Mais Médicos no município. A participação da Cidade Mãe foi garantida através da seleção do projeto Laboratório de Boas Práticas do Programa Mais Médicos, desenvolvido pelo MS com o objetivo de divulgar o sucesso do programa no país.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Cristóvão inscreveu a experiência exitosa de atendimentos médicos com Práticas Integrativas e Complementares na UBS Sinval José de Oliveira, voltados à comunidade de marisqueiras, que têm acesso a ações como auriculoterapia, aromaterapia, ventosaterapia e acupuntura, para lidar com questões de saúde e dores crônicas causadas pelos movimentos corporais da catação de mariscos.

De acordo com Rejane Santana, gerente da unidade, o trabalho com as marisqueiras envolve um atendimento especializado que contempla as necessidades específicas geradas pelo trabalho dessas mulheres. A equipe da Unidade Básica da Família, junto à médica do programa, desenvolve um atendimento focado em saúde mental e medicina integrativa, práticas que são essenciais para tratar dores crônicas e proporcionar um cuidado mais humanizado e completo.

“Este reconhecimento é significativo, pois demonstra não apenas a qualidade do trabalho realizado em São Cristóvão, mas também a capacidade do município de implementar práticas inovadoras e eficazes em saúde pública. O retorno do programa Mais Médicos é fundamental para a continuidade e ampliação destes projetos, beneficiando não apenas a comunidade local, mas servindo de exemplo para outras regiões do país”, afirma a gerente.

Rejane Santana, gerente da UBS Sinval José de Oliveira

A gravação do documentário incluiu entrevistas com gestores da prefeitura, da SMS, da UBS Sinval José de Oliveira, com a médica do programa Mais Médicos alocada na unidade e com marisqueiras atendidas por ela e a equipe do local. Além disso, as filmagens abrangeram passeios por monumentos históricos, museus, igrejas seculares, praças, e visitas a iniciativas locais que preservam e promovem a cultura sergipana, como aquelas voltadas para a saúde pública e bem-estar da população local.

A secretária de Saúde de São Cristóvão, Fernanda Santana, ressalta que o programa Mais Médicos é essencial para a saúde do município, pois assume a responsabilidade pelo provimento e qualificação de profissionais especificamente treinados para atuar na atenção primária. 

“A visita de hoje é um reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado aqui, o que nos deixa muito felizes. Este reconhecimento reflete o empenho e o retorno positivo dos nossos trabalhadores para o Ministério da Saúde. A proximidade e o contato direto que o Ministério estabelece com os municípios são cruciais, quando, muitas vezes, as políticas são formuladas distantes da realidade local. Essa visita permite que se observe na prática como o programa está funcionando, identificando problemas, fragilidades e, principalmente, as potencialidades”, destaca.

Fernanda Santana, secretária de Saúde de São Cristóvão

São Cristóvão é a cidade com a maior adesão ao Mais Médicos no estado de Sergipe e atualmente conta com 13 profissionais do programa atendendo nas Unidades Básicas de Saúde. Para o prefeito Marcos Santana, isso só reforça a importância do trabalho que o vínculo desses médicos agrega no município, destacando que a expansão do programa representa uma evolução significativa na Atenção Primária à Saúde, uma vez que os territórios do município são muito extensos e a população precisa de atendimento de qualidade.

“A presença dos profissionais do programa Mais Médicos tem sido fundamental. Eles trazem práticas integrativas ao nosso município, algo que inicialmente enfrentou resistência, mas que tem sido benéfico para a população. Em apenas seis meses, observamos uma melhoria significativa. Com a chegada desses profissionais, conseguimos melhorar a oferta de saúde pública e estamos empenhados em continuar aderindo a novos editais e programas que entendemos serem de extrema importância para a saúde do nosso município”, afirma o gestor.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

Laboratório de Boas Práticas do Programa Mais Médicos

Para realizar o documentário referente ao Laboratório de Boas Práticas do Programa Mais Médicos, a equipe do Ministério da Saúde identificou a necessidade de resgatar, dar visibilidade e reconhecer práticas exitosas dos profissionais fornecidos pelos programas nos municípios beneficiados. 

Divulgar os resultados desse trabalho edificam o programa enquanto política pública, reconhecendo quem está na linha de frente. Pensando nisso, o ministério promoveu um levantamento nacional por meio de edital, que contou com cerca de 400 municípios apresentando experiências positivas, especialmente voltadas a áreas vulneráveis, como comunidades quilombolas e ribeirinhas, que foram priorizadas.

Segundo Rosana Apolônio, referência técnica para acompanhamento do programa Mais Médicos em Sergipe, São Cristóvão se destacou nos critérios da busca por histórias positivas com o programa, pois, além do maior número em adesão no estado, ainda desenvolve um trabalho diferenciado, como o caso do atendimento às mulheres marisqueiras, o que fortalece o vínculo e o reconhecimento dessa comunidade.

“Esse reconhecimento é fruto de um trabalho dedicado e comprometido, que agora recebe a visibilidade merecida. Agradecemos a todos os envolvidos por sua dedicação e empenho em promover a saúde e o bem-estar da comunidade”,  conclui a representante do Ministério da Saúde.

Rosana Apolônio, referência técnica para acompanhamento do programa Mais Médicos em Sergipe

Fotos: Heitor Xavier

Publicado por Clara Dias
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade