São Cristóvão é destaque nacional em Empreendedorismo
A cidade de São Cristóvão se tornou destaque nacional no setor de empreendedorismo, sendo a mais bem posicionada entre as cidades pequenas que possuem entre 50 e 100 mil habitantes. O resultado foi divulgado pelo Ranking Connected Smart Cities 2024. Segundo a pesquisa, a Cidade Mãe de Sergipe obteve um crescimento de 125% nas empresas de tecnologia e 73,33% de crescimento nas empresas de economia criativa, além de contar com um parque tecnológico. Esses números reforçam o compromisso da Prefeitura de São Cristóvão com o desenvolvimento econômico do município, bem como com a geração de emprego e renda.
A pesquisa contemplou 100 cidades de todas as regiões do país e 11 eixos temáticos, que são: mobilidade, acessibilidade, urbanismo, meio ambiente, economia, governança, tecnologia e inovação, empreendedorismo, educação, saúde e segurança. No ranking geral, que engloba todos os municípios avaliados, São Cristóvão atingiu a 13ª colocação em Empreendedorismo; em Economia, a 44ª; e em Educação, a 45ª. Os números também mostram um crescimento do município quando comparado com a última pesquisa, em 2023, quando São Cristóvão apareceu em 53º lugar no eixo do Empreendedorismo; 85º lugar no eixo Economia; e, 91º lugar no eixo Educação.
Para o prefeito da cidade, Júlio Nascimento, ter o município na melhor colocação entre as cidades com até 100 mil habitantes é motivo de grande orgulho. “Isso é reflexo do compromisso da nossa gestão em trabalhar em prol dos trabalhadores e empreendedores locais. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo, incentivando o empreendedorismo, criando oportunidades e auxiliando de todas as maneiras possíveis no crescimento econômico do município. Continuaremos fortalecendo as políticas públicas que impulsionam a economia e promovem a geração de renda para as famílias sancristovenses.”
Por intermédio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), a Prefeitura de São Cristóvão promove iniciativas que impulsionam o setor empreendedor na cidade, como cursos de qualificação profissional em parceria com o Sistema S e com auxílios através das Salas do Empreendedor, que fornece consultoria individual.
Segundo o secretário da Semdet, Josenito Oliveira, para que os empreendedores tivessem linhas de créditos sem burocracias e de forma mais hábil, foram concretizadas parcerias com o Banco no Nordeste e o Banco do Brasil. “Esse resultado é um reflexo do nosso trabalho aqui, estamos investindo, especialmente, em parcerias como estas, para estimular o empreendedorismo na nossa cidade, além de capacitações e o acesso ao crédito”.
O secretário reforça a importância das duas Salas do Empreendedor que permite que todos os investidores de negócios possam tirar suas dúvidas e se capacitar para o seu nicho. As duas salas se tornaram referência no estado de Sergipe, conquistando o Selo Ouro pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e neste ano, estão concorrendo ao Selo Diamante, como Salas de referência nacional.
“Nosso sucesso significa o conjunto de todo esse trabalho que vem sendo feito pela nossa secretaria, para que consigamos melhorar o ambiente de negócios em nosso município e fomentar cada vez mais o empreendedorismo, principalmente para os pequenos”, adiciona Josenito.
Ranking Connected Smart Cities
O Ranking foi idealizado pela Necta e Urban Systems e apresenta as configurações reais das cidades e funciona como um dos pontos de partida para compreender indicadores e níveis de desenvolvimento do município. Ele faz parte da Plataforma CSC que foi fundada em 2015 e se consolidou como uma referência no Brasil no desenvolvimento das cidades inteligentes e mobilidade urbana.
Foto: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Gabinete
Prefeitura de São Cristóvão conquista Selo Diamante em Transparência Pública pelo segundo ano consecutivo
São Cristóvão marca presença no 12º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial