27/11/2025

São Cristóvão conta com circulação de carro fumacê até 19 de dezembro; confira o cronograma

Nesta semana, o carro fumacê iniciou a aplicação de inseticida nas ruas de São Cristóvão, contemplando o Centro Histórico e a região do Grande Rosa Elze. A ação, concedida pelo Governo de Sergipe, seguirá até 19 de dezembro em quatro ciclos de pulverização, como estratégia complementar de intensificação do controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão, Daniella Fraga, o fumacê integra um conjunto de medidas já executadas de forma contínua pela Prefeitura de São Cristóvão, com foco nas áreas que concentram maior número de notificações. 

Segundo a coordenadora, a pulverização funciona como reforço às ações já realizadas pela Secretaria de Saúde, que incluem tratamento focal em reservatórios, eliminação de criadouros, distribuição de materiais educativos, recolhimento de pneus e sucatas, estudos entomológicos e o Levantamento de Índice de Infestação Predial (LIRAa). O último LIRAa classificou o município como de baixo risco para infestação.

A coordenadora também ressaltou a importância da colaboração dos moradores para a segurança e a efetividade do trabalho. “É fundamental que a população também colabore para que o fumacê tenha o melhor resultado possível. Para isso, alguns cuidados são indispensáveis durante a passagem do veículo. As crianças não devem ficar nas ruas, porque o carro em movimento pode provocar acidentes, além de o inseticida ser um produto tóxico”, alertou.

Coordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão, Daniella Fraga (Foto - Dani Santos)

Ainda segundo a coordenadora, o combate às arboviroses demanda vigilância permanente e a soma de esforços entre poder público e comunidade, especialmente na manutenção cotidiana de reservatórios de água devidamente vedados, limpeza de áreas externas e descarte correto de materiais que possam acumular água.  “O fumacê ajuda a diminuir a circulação do mosquito adulto, mas a eliminação dos criadouros segue sendo a medida mais importante. Se cada morador cuidar do seu quintal e vedar caixas d’água, ralos e baldes, o impacto no controle do Aedes aegypti é ainda maior. É uma ação coletiva, contínua e essencial”, reforçou a coordenadora.

As aplicações ocorrem em dois horários estratégicos, com maior eficiência em condições de baixa circulação de ar: pela manhã, às 05h, e ao entardecer, por volta das 17h. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que moradores deixem portas e janelas abertas durante a passagem do veículo, para permitir que o inseticida alcance áreas internas próximas a possíveis focos, aumentando o potencial de controle do vetor.

Confira a programação completa do carro fumacê:  

24 a 28/11 - Centro Histórico e Região

24/11 – Rosa Elze

25/11 – Rosa Maria, Eduardo Gomes

26/11 – Conj. Lafaiete Coutinho, Tijuquinha

27/11 – Lot. Paraguaizinho, Luiz Alves

28/11 – Madre Paulina, Marcelo Déda, Lot. Santo Inácio

01 a 05/12 - Centro Histórico e Região

01/12 – Rosa Elze

02/12 – Rosa Maria, Eduardo Gomes

03/12 – Conj. Lafaiete Coutinho, Tijuquinha

04/12 – Conj. Paraguaizinho, Luiz Alves

05/12 – Madre Paulina, Marcelo Déda, Conj. Santo Inácio

09/12 – Rosa Elze

10/12 – Rosa Maria, Eduardo Gomes, Conj. Lafaiete Coutinho

11/12 – Tijuquinha, Conj. Paraguaizinho

12/12 – Luiz Alves, Madre Paulina, Marcelo Déda, Conj. Santo Inácio

15 a 19/12 - Centro Histórico e Região

15/12 – Rosa Elze

16/12 – Rosa Maria, Eduardo Gomes

17/12 – Conj. Lafaiete Coutinho, Tijuquinha

18/12 – Conj. Paraguaizinho, Luiz Alves

19/12 – Madre Paulina, Marcelo Déda, Conj. Santo Inácio

Fotos: Heitor Xavier

Publicado por Yago de Andrade Santos
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade