24/10/2024

São Cristóvão celebra o Dia da Sergipanidade com visita de turistas e estudantes

Para celebrar o Dia da Sergipanidade, comemorado hoje, 24 de outubro, São Cristóvão, conhecida como Cidade Mãe de Sergipe, recebeu turistas e, sobretudo, estudantes do Lavoisier, escola particular de Aracaju. Quarta cidade mais antiga do Brasil e a primeira capital de Sergipe, São Cristóvão vem se destacando na valorização da cultura local por meio de ações da prefeitura voltadas à preservação do patrimônio histórico e ao incentivo a atividades culturais.

Nos últimos anos, a gestão municipal de São Cristóvão tem promovido uma série de iniciativas que reforçam a identidade sergipana, com destaque para o trabalho artesanal local, que é valorizado em espaços como a Casa dos Saberes e Fazeres e a Casa das Culturas Populares. “Esses espaços, dedicados à preservação dos saberes tradicionais e ao fortalecimento do artesanato local, fazem parte de um esforço contínuo da gestão municipal para garantir que nossa cultura seja vivida e valorizada. Além disso, a organização de festividades culturais tem sido essencial para fortalecer o sentimento de pertencimento e orgulho em relação ao município e ao estado de Sergipe,” destacou Paola Santana, diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur).

A programação da escola começou na Praça São Francisco, Patrimônio Histórico da Humanidade, onde os 180 alunos, divididos em dois turnos, exploraram o Museu de Arte Sacra e acompanharam de perto as obras do Museu Histórico de Sergipe, que está em reforma. A visita continuou pela Casa das Culturas Populares, Casa dos Saberes e Fazeres, onde os estudantes tiveram contato com o trabalho das artesãs locais, seguiram para a Praça da Matriz, encerrando o roteiro no Cristo Redentor. As atividades ofereceram uma oportunidade única para conhecer a história, as tradições e o artesanato sergipano.

Para Denison Santos dos Anjos, diretor da escola que trouxe os alunos ao evento, a experiência foi uma aula diferente e enriquecedora. “Aproveitamos o Dia da Sergipanidade para tirar os alunos da sala de aula e trazê-los a São Cristóvão, berço da cultura nacional. Aqui, temos uma das igrejas mais antigas do Brasil e um dos museus mais antigos também. Eles são crianças do segundo ao quinto ano, então ainda não têm uma compreensão completa da nossa história. Essa visita foi uma maneira de vivenciarem o que aprendem nos livros”, destacou.

Denison Santos dos Anjos, diretor da escola

A iniciativa agradou os estudantes, como Lucas Melo Libório, aluno do quarto ano, que visitou São Cristóvão pela primeira vez. "Eu nunca tinha vindo aqui antes, então não conhecia muito sobre o lugar, mas está sendo muito legal. Estou aprendendo muitas coisas, é um lugar lindo e cheio de patrimônios históricos. Aqui guardam objetos de épocas antigas, como da época de Dom Pedro I. Este é um dos lugares mais históricos que já visitei, e é incrível estar aqui no Dia da Sergipanidade, porque São Cristóvão foi a primeira capital de Sergipe”, ressaltou.

Lucas Melo Libório, aluno

Marianúbia de Oliveira Matias, artesã na Casa dos Saberes e Fazeres, destacou a alegria de receber os jovens visitantes. “Como artesã, fico muito feliz em receber a juventude. Aqui, mostramos não apenas o artesanato de São Cristóvão, mas também a riqueza cultural de todo o estado de Sergipe. Nosso trabalho é valorizado e é gratificante ver o interesse das crianças, que começam a entender e a valorizar o quanto nossa cultura é rica. Seja no artesanato ou nas danças tradicionais, tudo é uma forma de expressão, e as crianças saem daqui com uma nova percepção sobre nossa história”, explicou.

Marianúbia de Oliveira Matias, artesã

Fotos: Heitor Xavier

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade