São Cristóvão aplica prova do Saese com a expectativa de manter o resultado da melhor alfabetização do estado

Entre os dias 11 e 19 de novembro, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental de São Cristóvão aplicarão as provas do Sistema de Avaliação do Estado de Sergipe (Saese) 2024. Esse método de avaliação é executado nas escolas estaduais e municipais sergipanas, visando avaliar o desempenho dos alunos dos 2°, 5° e 9° anos, com a finalidade de gerar o Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese) a partir dos resultados coletados.
O último resultado divulgado do Saese e Idese consagrou São Cristóvão como 1° lugar na avaliação da alfabetização e primeiros anos escolares, com a maior nota entre os municípios de Sergipe. A cidade ainda foi a que recebeu mais honrarias no Prêmio Escola Destaque deste ano, em outubro, contando com 13 escolas municipais premiadas.
O Saese é um instrumento do governo estadual elaborado pela Fundação Cesgranrio, com foco no aprimoramento do aprendizado de Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação acontecerá nos turnos da manhã e da tarde, em todas as unidades escolares do município. Ao todo, 1.853 alunos serão avaliados, sendo 828 do 2º ano, 711 do 5º ano e 314 do 9º ano.

Segundo a Secretária Municipal de Educação de São Cristóvão, Deise Barroso, a avaliação do segundo ano terá novidades: na prova de Língua Portuguesa, os alunos farão uma produção textual, algo novo para esta edição. Haverá ainda uma prova de matemática para o segundo ano, com duração de até 1 hora e 50 minutos, sendo ela aplicada no dia seguinte à de português. Já as crianças e adolescentes dos quintos e nonos anos terão 2 horas e 30 minutos para realizar o teste, que contará com questões de português e matemática no mesmo dia.
“A rede escolar se preparou para esse momento com a realização de aulões e simulados, chamados de “simulados foguetinhos”, desde agosto. Nos últimos meses, os simulados foram feitos semanalmente, com premiações para as turmas que se destacaram, recebendo medalhas de ouro, prata e bronze. Também foram realizados aulões interativos por meio do YouTube, utilizando as novas telas interativas adquiridas este ano, o que foi muito bem recebido pelos alunos e ajudou a aumentar o rendimento. Concluiremos a aplicação na próxima semana com a expectativa de bons resultados”, detalhou a secretária.

Além das provas, os estudantes também responderão a questionários conceituais, para apurar informações sobre fatores socioeconômicos, formação docente e gestão escolar, buscando alinhar um panorama detalhado da educação pública municipal e estadual. Professores, coordenadores e gestores escolares também respondem a esses questionários.
Professores e estudantes preparados
Os dois primeiros dias de Saese foram marcados pela aplicação da prova em algumas escolas da Cidade Mãe, incluindo as EMEFs Agnaldo Silva, Deputado Leite Franco, Martinho Bravo, Lourival Fontes, Lourival Batista, entre outras. Até a semana que vem, todas as escolas serão contempladas.
A diretora da EMEF Lourival Batista, Adriana Lima, enfatizou que a avaliação é um momento muito especial para todos os envolvidos, pois é quando os professores, junto à equipe pedagógica e toda a escola, preparam-se para mostrar o que os alunos aprenderam. Para os alunos do segundo ano, é o encerramento do ciclo de alfabetização. Já para os do quinto ano, são abordados os descritores trabalhados, como leitura, interpretação, matemática e resolução de problemas.
“Este é um momento muito esperado, pois todos querem demonstrar o que aprenderam e mostrar o melhor de si. Como essa prova acontece todos os anos, nós nos preparamos durante o ano letivo. Hoje, estamos muito felizes, porque todas as crianças estão presentes e entusiasmadas, motivadas por todo o processo que as levou até aqui. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) nos deu todo o apoio necessário para realizar essa tão esperada prova”, afirmou a diretora.
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Uma das estratégias educacionais que se sobressaiu como um importante avanço para para a modernização do ensino e a preparação dos alunos para avaliações como o Saese foi a distribuição de tablets e lousas digitais entre as escolas sancristovenses. A integração digital introduzida pela Semed teve o investimento de cerca de R$ 1,6 milhão, viabilizado pelo Programa Alfabetizar Pra Valer do governo estadual. A introdução dessas tecnologias tem o intuito de criar ambientes de aprendizado mais interativos e envolventes, beneficiando tanto alunos quanto professores e contribuindo para a elevação da qualidade educacional na região.
A mistura de métodos inovadores e tradicionais possibilitou aos professores atrair a atenção dos alunos e ajudá-los a absorver melhor os conhecimentos. A professora do 5º ano Hosanaide Batista, por exemplo, trabalhou com simulados e jogos, aplicando a gamificação nas atividades para engajar a turma. Para ela, é uma grande felicidade ver o resultado positivo do trabalho, que vai além das notas.
“O mais importante é o conhecimento que os alunos adquirem e saber que estamos ajudando a formar estudantes com uma base sólida para o futuro. Esse pontapé que eles recebem aqui no quinto ano é fundamental para que possam seguir em frente e conquistar novas oportunidades”, ressaltou a educadora.
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O minutos antes da aplicação do teste são utilizados para que o corpo docente transmita segurança e afeto às suas crianças, o que as tranquiliza para a realização de uma boa prova. Bolos, prendas, sacolinhas com lanches e painéis motivadores foram itens de descontração bem-vindos em algumas escolas.
Esperando sua vez de ganhar seu brinde e entrar na sala, o aluno Pedro Henrique, do 5º ano, contou que é a segunda vez que realiza a avaliação e estava nervoso, já que a prova define o que aprendeu durante o ano. “Na primeira vez que fiz, foi mais tranquilo, porque ainda era do 2º ano. Dessa vez, acho que dessa vez eu vou fazer uma boa prova de novo”, animou-se o estudante.

Fotos: Heitor Xavier