São Cristóvão adere ao “Dia S” e realiza busca ativa para combate ao Sarampo

Nesta terça-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão (SMS) aderiu ao "Dia S", uma mobilização nacional de combate ao sarampo e à rubéola, e realizou uma busca ativa nas casas das comunidades para rastrear casos suspeitos e iniciar o procedimento de tratamento de pacientes com essa doença. Além de questionários, as equipes de saúde promoveram a avaliação dos usuários e a atualização dos cartões de vacinação, essencial para evitar a circulação do vírus no Brasil.
A estratégia foi orientada pelo Ministério da Saúde e incluiu visitas domiciliares, a escolas e outros espaços coletivos como associações de moradores e lares de idosos, com o objetivo de identificar possíveis casos que não tenham sido detectados pelos sistemas de vigilância habituais, reforçando assim a notificação e o controle dessas enfermidades.
De acordo com Simone Melo, gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Irônia Maria Aragão, após essa busca ativa, caso as equipes identifiquem algum paciente com sintomas suspeitos, será solicitada a sorologia, que é o exame responsável por confirmar ou descartar os casos de rubéola e sarampo. Como sarampo e rubéola são doenças transmissíveis, a orientação, caso haja suspeita, é que o paciente permaneça em casa, em isolamento, para evitar contato com outras pessoas.
“Durante o atendimento, perguntamos sobre os sintomas apresentados nos últimos 7 a 21 dias. Até agora não encontramos nenhum caso suspeito. Isso porque não basta apenas ter febre, coriza ou tosse. O que realmente importa para suspeitar de rubéola ou sarampo são os exantemas, aquelas manchas vermelhas no corpo, que até agora não apareceram em nenhum paciente”, afirmou a gerente.
.jpeg)
O sarampo representa um risco sério à saúde, principalmente entre as crianças, podendo levar a complicações como pneumonia, inflamação no cérebro e, em situações mais graves, até a morte. A forma mais eficaz de se proteger é por meio da vacina. Por isso, os profissionais envolvidos na busca ativa aproveitaram a ação para verificar a situação vacinal dos pacientes. A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo e rubéola, foi identificada em uma das perguntas do questionário. Caso o paciente esteja com a vacinação em atraso, a equipe de saúde atualiza o esquema vacinal na mesma hora, como parte da estratégia de intensificação da imunização.
A diretora de Vigilância e Atenção à Saúde da SMS, Vanessa Meneses, destacou que a busca comunitária realizada hoje é uma das etapas para o combate ao sarampo e rubéola, mas também está sendo feita a busca ativa institucional, que envolve análise de prontuários para identificação da tríade do sarampo: febre, exantema e tosse, coriza ou conjuntivite.
“Após a busca ativa, os casos suspeitos terão a avaliação da situação vacinal e a realização de exame laboratorial para confirmação ou descarte do caso suspeito. A coleta será realizada no Laboratório Municipal de Saúde Pública e encaminhado para a análise no LACEN”, detalhou a diretora.
.jpeg)
Ao concluir o preenchimento de todos os questionários, eles serão enviados para a Coordenação de Vigilância Epidemiológica, que analisará os dados, incluindo quantas pessoas foram entrevistadas, quantos apresentaram sintomas e quantos foram encaminhados para exames. Após o resultado, a equipe pode tomar as providências adequadas, como o isolamento e o acompanhamento dos casos, caso algum seja confirmado.
Para Luciana Paes, moradora do bairro Romualdo Prado, visitas como essa são importantes para que os moradores conheçam os sintomas e saibam como agir ao perceberem sinais de doença. “As enfermeiras e técnicas já veem, falam quais são os sintomas, perguntam tudo certinho. Então, mesmo para mim, que sempre frequento a unidade de saúde, é muito bom”, declarou.
A moradora Gilenilde Barros, também se sentiu grata pela atenção que recebeu da equipe. “Aqui eu me sinto bem e segura, graças a Deus ninguém aqui teve sarampo, nem gripe, nem nada. Para mim, essa ação foi ótima. As vacinas estão em dia, eu já tomei, meu marido também, minha filha também. Está tudo correndo bem e desse jeito vai continuar assim”, concluiu.
.jpeg)
Fotos: Clara Dias
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Obras do Centro de Parto Normal de São Cristóvão são iniciadas

Dia Nacional de Combate ao Fumo: São Cristóvão se destaca no combate ao consumo de tabaco em Sergipe
