São Cristóvão abre festejos juninos com apresentações de artistas locais
O município de São Cristóvão entrou em clima de festa nessa terça-feira (31) com a abertura oficial dos festejos juninos, um dos eventos mais esperados pelo público ao longo dos últimos dois anos. A festa, que é realizada pela Prefeitura, através da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), contou com apresentação de artistas locais, como a Cia Teatral Loucos por Loucos, o trio Capitães do Forró, Joba Ralacoxa e o cortejo do grupo de folguedo “As Caceteiras”, finalizando o evento.
Para o prefeito, Marcos Santana, a maior satisfação é ver as famílias festejarem ao passo em que conhecem a história, a cultura e as tradições do município. “O São João de São Cristóvão é da comunidade, da família ao redor da fogueira, das pessoas na rua. Não é um São João da concentração em torno de um palco. Por isso estimulamos que as ruas façam os seus festejos e para isso disponibilizamos a estrutura. E nessa abertura podemos apreciar o que mais gostamos, que é o forró com trio pé de serra, dando valor aos sancristovenses e aqueles que produzem arte na cidade”, destacou.
Paola Santana, presidenta da Fumctur, explica que historicamente São Cristóvão não comemora o São João com grandes bandas, pois mesmo entendendo que existem culturas diferentes, o município busca trabalhar com a cultura local, “que preza pelos grupos folclóricos, que conta a história do São João. Então, como praxe, abrimos os festejos no período da manhã com a exposição dos santos juninos e à noite com os grupos contemplados com a Lei Aldir Blanc. Existem outras cidades que tradicionalmente possuem um festejo junino maior, assim como a nossa festa de maior expressividade é o FASC”, explicou.
O senador Rogério Carvalho esteve presente na ocasião e não hesitou em elogiar a gestão por manter viva a cultura junina, através de uma comemoração acessível a todos. “Parabenizo o prefeito por proporcionar a várias comunidades a possibilidade de festejar esse período, que faz parte da nossa cultura e, o principal, por distribuir isso em todas as regiões da cidade. É uma oportunidade para as pessoas viverem os festejos juninos como uma tradição familiar, cultural, de integração e isso é muito importante para criar uma teia social mais sólida, coesa, solidária, além de festejarmos nossas principais marcas folclóricas. Parabéns por manterem vivos os grupos que reproduzem essa cultura secular”, enfatizou.
O ex-deputado federal, Valadares Filho, também marcou presença na comemoração e parabenizou a gestão por estar no caminho certo ao manter as tradições. “O direcionamento do prefeito Marcos, em manter a tradição dos festejos juninos, nos moldes do folclore, dos festejos verdadeiramente tradicionais, é algo salutar. Essa iniciativa faz com que valorizemos a nossa cultura e, principalmente, em uma cidade como essa, que exala historicidade. A organização está de parabéns”, disse.
Público
O aposentado Adairton dos Anjos e o turismólogo Marcos Prado, moradores da cidade, não se intimidaram com a chuva e bateram o ponto no primeiro dia de festa. Adairton disse que “esses dois anos sem São João e São Pedro foram de sofrimento” por isso, mesmo tendo que enfrentar a chuva, não abriu mão de prestigiar a tradição. Assim como Marcos, que fez questão de enaltecer os artistas da cidade, “gosto mesmo é de ver os artistas daqui e do nosso folclore. Faço questão de estar presente, valorizando o que nos pertence”, pontuou.
Pela primeira vez em São Cristóvão, o supervisor José Diego e sua esposa Karine Silva, cabeleireira, estavam encantados com a cidade e não tiraram o sorriso do rosto durante a apresentação teatral. Ele disse que “o importante é fazer com que o turista conheça melhor a cultura do lugar e ajude na valorização e na divulgação do local”. Já a cabeleireira, que foi atraída pelo grupo teatral, disse que a apresentação “deu um toque especial aos festejos e por isso virei outras vezes”, afirmou.
Próximas datas
O evento ocorrerá tanto no Centro Histórico, quanto na região da grande Rosa Elze, com atrações diversificadas para atrair todos os gostos do público sancristovense e dos visitantes da Cidade Mãe de Sergipe. Os próximos dias de evento serão nas datas 23 e 24 de junho, no pátio da antiga Estação Ferroviária, com apresentações de bandas locais e trios pé de serra e nos dias 15 e 16 de julho no Eduardo Gomes, com bandas de forró eletrônico.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Cultura