24/10/2025

Samba na Bica: Sucesso no Festival de Artes de São Cristóvão retorna em 2025 com programação ampliada

O Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) conta com mais de 11 espaços multiculturais, mas, com certeza, o Samba na Bica é um dos mais animados. Inserido no Parque Natural Aloisio Fontes dos Santos, conhecido como Bica dos Pintos, no bairro Lourival Batista, o palco diurno voltado ao ritmo do samba retornará na 40º edição do evento com programação estendida para os quatro dias de festa, que acontecem entre 20 e 23 de novembro. Criado em 2023, após a inauguração da revitalização completa do parque, o Samba na Bica tem crescido e já se consagrou como um dos espaços mais aguardados pelo público do Fasc. 

Foto - Clara Dias

Neste ano, com o tema “Na cultura a gente se encontra”, o Fasc inicia sua programação no Dia da Consciência Negra, e, em celebração à data, o terreiro Ararokê será responsável por abrir o festival no dia 20, com uma programação inteiramente dedicada a artistas pretos. A proposta é enaltecer a força da cultura afro-brasileira e sergipana, reconhecendo sua importância histórica e sua contribuição fundamental para a identidade cultural do estado. 

Entre as atrações, o grupo Afoxé de Odé, Descidão dos Quilombolas, Bruninho, e outros inaugurarão as apresentações musicais do festival desde a manhã até o início da noite. Nos demais dias, Samba do Arnesto, Quioco Cabriolar, os Faranis e mais artistas farão a alegria dos visitantes da Bica.

Fortalecimento do turismo e economia

A inclusão da Bica dos Pintos na programação do Fasc teve como objetivo enriquecer a experiência de moradores e visitantes, impulsionar o turismo local e resgatar uma antiga tradição das décadas de 1980 e 1990, quando o parque também era um dos pontos mais animados do festival. A retomada desse espaço reforça sua relevância cultural e o consolida como um atrativo turístico durante o evento.

Bica dos Pintos/ Foto - Clara Dias

Paola Santana, presidenta da Fundação Municipal do Patrimônio e da Cultura João Bebe Água (Fumpac), ressalta que a proposta é manter a beleza do local em evidência e oferecer mais uma opção de lazer durante o dia. “A ideia é atrair visitantes para uma experiência agradável, em um ambiente que oferece estrutura de alimentação, banheiros e outros serviços. A cada edição, as expectativas têm sido superadas, pois a Bica dos Pintos fica animada e lotada durante todo o festival, reafirmando seu papel como um verdadeiro refúgio cultural dentro do Fasc”, destacou.

Paola Santana, presidenta da Fumpac

Além de ser um marco na descentralização do festival, levando um grande quantitativo de pessoas para uma nova rota além do Centro Histórico de São Cristóvão, onde acontece a maior parte das apresentações e mostras, o Samba na Bica também beneficia os comerciantes da região, contribuindo para a considerável geração de renda no período do evento. Nos restaurantes e bares, são servidos petiscos, almoço e bebidas, que, rodeados por uma linda área verde, complementam o lugar perfeito para se reunir, cair no samba e ainda se refrescar em um delicioso e refrescante banho de bica.

Foto - Clara Dias

O Fasc

Criado nos anos 1970, o Festival de Artes de São Cristóvão é um dos eventos culturais mais importantes do Nordeste, reunindo artistas locais e nacionais em diversas expressões artísticas. Após uma pausa em 2005, o festival voltou a ser realizado em 2017, reafirmando o protagonismo de São Cristóvão como um dos principais pólos de cultura do Brasil.

Com programação distribuída pelo Centro Histórico e por diferentes bairros da cidade, o Fasc proporciona uma experiência imersiva que envolve música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e outras manifestações, celebrando a rica identidade da quarta cidade mais antiga do país.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fumpac e do Encontro Sancristovense de Cultura Popular e Outras Artes (Escoa), em parceria com o Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap). O evento conta ainda com patrocínio da CELI, apoio da SE – Sistema Engenharia, e é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.

Confira a programação do Samba na Bica:

20 de novembro (quinta-feira)

Afoxé de Odé

Samba de Meia Hora

Descidão dos Quilombolas

Afoxé di Preto

Bruninho

21 de novembro (sexta-feira)

Patota do Zé

Samba do Arnesto

22 de novembro (sábado)

Seu Samba

Marcela Rubya

Quioco Cabriolar

23 de novembro (domingo)

Esse Lance

Os Faranis

Clique aqui para conferir a programação completa do festival.

Foto de capa: Dani Santos

Publicado por Clara Dias
Fotos por
Personalize suas opções de acessibilidade