Retrospectiva: Prefeitura de São Cristóvão em parceria com a UFS e MPT incentiva a prática esportiva através dos projetos Segundo Tempo e Academia e Futebol

A Prefeitura de São Cristóvão oferece os programas Academia & Futebol e Segundo Tempo que proporcionam momentos de lazer e educação esportiva para crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino. Os alunos contemplados participam de atividades dinâmicas, educativas e sociais, contando com materiais, monitoria e espaços disponibilizados pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Esses programas, idealizados pelo governo federal, têm revelado talentos juvenis e aberto caminhos promissores.

O programa “Academia & Futebol” é uma iniciativa implantada e gerenciada pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), vinculada ao Ministério do Esporte. Seu objetivo é proporcionar a prática de futebol, futsal e beach soccer para crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. Além disso, essa iniciativa apoia a produção e a difusão científica.
Nesse contexto, a parceria com a UFS integra conhecimento científico e prático em um só local. Dessa forma, são incentivados e fortalecidos métodos e boas práticas para o desenvolvimento das categorias de base, bem como para a realização de pesquisas acadêmicas e produção de trabalhos científicos. Anualmente, o projeto contempla 100 alunos, este ano três escolas da cidade estão sendo beneficiadas.
Em ambos os programas, a comunicação direta entre a Prefeitura e a Universidade é feita por Ailton Oliveira, chefe do Departamento de Educação Física da UFS, que enfatiza a preocupação que a equipe tem em unir forças com a família e as escolas dos jovens. “Fora as atividades esportivas, estamos implementando reuniões sobre hábitos alimentares, comportamentais ou qualquer outro assunto que detectamos ser importante para eles. Além disso, acertamos na primeira reunião pedagógica o acompanhamento com a família e com o corpo docente das escolas”.

O programa 'Segundo Tempo', inicialmente idealizado pelo governo federal, agora conta com recursos da Prefeitura e do Ministério Público do Trabalho (MPT). O projeto democratiza o acesso à prática esportiva e à cultura do esporte, promovendo o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, com foco na formação da cidadania e na melhoria da qualidade de vida, especialmente em áreas de vulnerabilidade social.
As diretrizes desse programa indicam a democratização do acesso da população a esporte e lazer de qualidade, a diminuição da vulnerabilidade social, da evasão escolar e universitária, além da promoção da inclusão e do respeito às questões de gênero, orientação sexual, raça, etnia e religião. Anualmente, o programa aceita 120 alunos, hoje duas escolas são contempladas.


A execução das atividades também é realizada por meio de uma parceria com o Departamento de Educação Física da UFS (DEF/UFS) e conta com práticas esportivas diversas, como atletismo, badminton, futebol, handebol, natação, entre outras. Cada esporte é chamado de estação e a cada 3 meses, os alunos trocam de estação, podendo aprender todas as modalidades.

Oportunidades e conquistas
A Prefeitura de São Cristóvão realiza esses trabalhos por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).
Segundo o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, a parceria com a UFS e o MPT é uma oportunidade de possibilitar uma melhor qualidade de ensino para os estudantes, além de fortalecer ferramentas para impedir o trabalho infantil. O prefeito também reforçou o compromisso de assegurar, por meio de políticas públicas, que as famílias sancristovenses tenham as condições de subsistência necessárias para que não incentivem o trabalho entre suas crianças.
“O Estado e a Universidade estão presentes garantindo a oportunidade para que essas crianças possam não somente desenvolver suas aptidões esportivas, mas aprender a respeitar as diferenças, exercer a cidadania e ser futuros cidadãos que possam ter a perfeita condição de fazer escolhas corretas de que país nós queremos”, afirma o prefeito.

O secretário da Semel, Genivaldo Silva, destaca a importância do incentivo à prática esportiva para os jovens, mesmo que não seja para seguir uma carreira profissional, mas para que se tornem bons cidadãos. “São programas que oferecem e apoiam os estudantes no que for preciso, com transporte e lanche. É uma parceria muito importante, que vem se renovando sempre e que, acima de tudo, vem dando certo, colhendo frutos e desvendando grandes talentos na cidade”.

A secretária da Educação, Deise Barroso, enxerga essas parcerias como algo gratificante. “Os programas têm sido muito positivos. Os alunos gostam e se identificam. Nós sempre dizemos que ensinar a criança não é só estar em sala de aula, mas é estar também em outros espaços, para que ela possa se desenvolver de maneira integral. O esporte ajuda o desenvolvimento integral”, relata.

Um dos talentos revelados pelo programa Academia & Futebol é Guilherme Almeida, um adolescente de São Cristóvão e ex-aluno da EMEF Araceles Rodrigues. Contemplado pelo programa, Guilherme teve seu talento descoberto e aprimorado, o que resultou em sua contratação pelo time do Bahia. Hoje, ele está realizando o sonho de treinar em um clube de renome, inspirando outros jovens a seguir o mesmo caminho e a buscar seus sonhos de se tornarem jogadores de futebol. Vale ressaltar, que além desse, outros talentos foram desvendados e a tendência é crescer cada vez mais.
“O professor Ricardo me viu jogar e gostou do meu desempenho, viu que eu tinha talento para o futebol e me ajudou a se matricular na EMEF Araceles Rodrigues, onde tinha mais oportunidades para mim e onde ele poderia me acompanhar de perto. Além das atividades na escola, o professor me incentivou a entrar também no projeto Academia e Futebol, e foi a partir desse projeto que eu consegui evoluir mais, junto com outros colegas e professores da UFS, e hoje consegui alcançar um grande passo na minha vida. Estou muito alegre, hoje estou no Bahia, e é isso, só alegria”, compartilhou Guilherme.

Outros alunos beneficiados
A estudante Angela Siqueira, da EMEF São Cristóvão, é uma das beneficiadas pelo programa “Academia & Futebol”, e para ela as aulas são muito positivas. “É legal, tem professores que quando estamos com dificuldade ensinam a gente, e estou muito animada”, comemora.
Os alunos da EMEF Martinho Bravo, Danrlei Machado e Alberto Júnior, ambos de 12 anos, participantes do programa “Segundo Tempo” afirmam que são momentos de aprendizado e diversão. “Pratico atletismo, corrida em areia e revezamento, cem metros e outras atividades. Estou gostando bastante, estou melhorando no futebol, conseguindo ser mais rápido e estou tendo mais fôlego”, afirma Danrlei Machado.

“Eu corro muito, pratico saltos, faço arremesso de peso e pulo bastante. Consigo perceber que estou mais rápido, também, e as atividades estão me ajudando no meu emagrecimento, além de que é um divertimento”, partilha Alberto Júnior.

Recentes
Notícias recentes de Esporte

Prefeitura de São Cristóvão realiza cerimônia de assinatura de adesão do Programa Bolsa Atleta Municipal

Prefeitura de São Cristóvão realiza assinatura dos termos de adesão do Bolsa Atleta 2025 na próxima segunda-feira (28)
