3º Encontro de Educação Física de São Cristóvão fortalece conhecimento para profissionais e estudantes da área com ciclo de palestras e oficinas

Em comemoração ao Mês do Profissional de Educação Física, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) promoveu nesta sexta-feira (12) o 3º Encontro de Educação Física de São Cristóvão. O evento reuniu, no auditório do Paço Municipal, professores, estudantes e especialistas da área, com uma programação marcada por oficinas práticas, palestras e momentos de troca de experiências.
.jpeg)
Segundo a secretária de Esporte e Lazer, Cida Lisboa, o intuito da iniciativa foi reunir e compartilhar ideias entre os profissionais, mostrando que o trabalho não precisa funcionar isoladamente, mas de maneira integrada.
“Quando a gente se une, fortalecemos a categoria, que muitas vezes é julgada, e isso reflete em melhorias para a população, pois nosso trabalho é servir a ela. Quanto mais todos compreenderem a importância do profissional de Educação Física dentro da saúde, da educação e do esporte, melhor será a visão que terão do nosso papel”, reforçou a secretária.
.jpeg)
Na abertura do evento, a Semel também anunciou a inauguração da Escola de Esportes, projeto que disponibilizará aulas de badminton, atletismo, basquete, vôlei e handebol para a população. As aulas acontecerão no contraturno escolar e serão abertas à comunidade em geral.
A programação contou com uma série de oficinas e palestras que promoveram reflexões e práticas voltadas ao fortalecimento da Educação Física como área essencial para a saúde, a educação e o esporte. Pela manhã, o psicólogo José Passos trouxe o debate sobre autocuidado e saúde mental dos profissionais, seguido da oficina do professor universitário Josimar Camacho, que destacou os fundamentos da iniciação esportiva e a importância de respeitar o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
“Buscamos abordar as fases da criança e adolescente que estarão envolvidas nas práticas esportivas aqui da cidade de São Cristóvão, pontuando algumas questões voltadas para a especialização precoce, quando alguns problemas podem acontecer. Assim, podemos nos aprofundar e ficar mais qualificados para entregar um trabalho mais seguro para a sociedade”, explicou o professor Josimar Camacho.
.jpeg)
Já o psicólogo José Passos, atendente no Centro de Especialidades Raimundo Aragão, reforçou a importância de fortalecer a inteligência emocional nos processos esportivos: “O mais importante é entender que o profissional precisa, antes de tudo, se amar. Esse amor próprio é o que possibilita amar os alunos, os colegas e o trabalho que realiza. Trabalhar a inteligência emocional é também cuidar da saúde mental, algo tão necessário e discutido atualmente não apenas na educação, no esporte e na saúde, mas em todas as áreas profissionais”.
.jpeg)
No turno da tarde, o professor Damião Oliveira apresentou propostas pedagógicas de práticas corporais aplicáveis em sala de aula, enquanto o professor Ailton Fernando Santana encerrou o evento com uma palestra que provocou reflexões sobre a formação e o papel social do profissional de Educação Física.
Para Thassia Leal, referência técnica de Educação Física da Secretaria Municipal de Saúde, a realização do encontro simboliza a integração de diferentes setores em prol da valorização da profissão.

Recentes
Notícias recentes de Esporte

3º Encontro de Educação Física de São Cristóvão fortalece conhecimento para profissionais e estudantes da área com ciclo de palestras e oficinas

Prefeitura de São Cristóvão celebra o encerramento do 3º Jogos Escolares com premiação aos campeões
