Representantes da Prefeitura e pesquisadores das Fundaj dialogam sobre aperfeiçoamento do Orçamento Municipal Participativo
A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, Orçamento e Planejamento (SEMFOP), promoveu nessa segunda-feira (22) uma oficina ministrada por pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a fim de discutir e apresentar o Orçamento Municipal. A reunião contou com a participação dos pesquisadores Carolina Beltrão de Medeiros, Luís Henrique Romani e Sérgio Kelner, e teve como objetivo promover a construção participativa do orçamento, além de buscar maneiras de aprimorá-lo em conjunto com os secretários municipais.
Durante a oficina, o secretário da SEMFOP, Eldro da França, ressaltou que “o Orçamento Participativo é uma iniciativa que busca envolver a população nas decisões sobre o destino dos recursos públicos. O Orçamento Participativo é um instrumento poderoso de gestão participativa, permitindo que os cidadãos tenham voz ativa no processo de decisão sobre a destinação dos recursos públicos. Estamos aqui para ouvir as demandas e sugestões dos demais secretários e gestores, na constante busca de construir uma São Cristóvão cada vez melhor", ressaltou o secretário.
Eldro da França, secretário da SEMFOP
Sobre a oficina, o secretário destacou que implementar o orçamento público da melhor maneira e envolver a comunidade na discussão sobre esse processo orçamentário é de suma importância. “Este encontro com os pesquisadores da Fundaj serve para nos auxiliar na implementação efetiva do orçamento participativo, colocando em prática um dos princípios que o prefeito tanto evidencia: a transparência e a participação social. Em suma, vamos definir as medidas que vamos adotar, além de debater a importância que tem o orçamento participativo no município de São Cristóvão”.
Uma das mediadoras do evento, a pesquisadora Carolina Beltrão, explicou que este encontro faz parte da continuação do projeto Rede 10, que desde o ano passado atua discutindo programas e políticas públicas no município . “O nosso objetivo é o de criar uma rede de troca de boas práticas nos municípios sergipanos, sobretudo na cidade de São Cristóvão, que é considerada como cidade piloto, pois é a primeira onde estamos realizando essa pesquisa. Agora vamos começar uma segunda fase, que é a de discutir sobre os principais problemas que detectamos no ano passado, durante as oficinas que ministramos com os gestores. A primeira medida é alinhar o orçamento participativo”.
Carolina Beltrão de Medeiros, pesquisadora da Fundaj
Em seu depoimento, o Prefeito Marcos Santana expressou sua gratidão pela presença de todos, em especial dos representantes da Fundaj e complementou sua fala enfatizando seu desejo de aprender a fazer um orçamento. “Reconheço a dificuldade que é elaborar um orçamento, pois essa é uma tarefa construída coletivamente do ponto de vista institucional e que deve ser ampliada para a sociedade civil. Por isso ressalto a importância de todos os gestores aqui presentes estarem atentos às discussões realizadas na reunião, a fim de garantir a efetiva implementação das propostas discutidas, isso para fortalecer ainda mais a conexão entre o governo municipal e a comunidade”, afirmou.
Marcos Santana, prefeito
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Fazenda
Contribuintes de São Cristóvão têm até 31 de dezembro para quitar dívidas com condições especiais através da Campanha de Regularização Fiscal
Prefeitura de São Cristóvão paga segunda parcela do 13º salário dos servidores nesta sexta-feira