Representando São Cristóvão, secretário de infraestrutura, Júlio Júnior participa de evento “Reflexões Sobre o Futuro das Cidades”

A cidade de João Pessoa- PB sediou na última quinta e sexta- feira (01) e (02) o evento Reflexões Sobre o Futuro das Cidades, que reuniu gestores municipais de todo o país e contou com a presença do secretário de infraestrutura Júlio Nascimento Júnior, representando a Prefeitura de São Cristóvão. A iniciativa é da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) com o objetivo de debater o futuro e problemas emergenciais das cidades, como explica o secretário:
“O evento foi uma oportunidade para debater sobre a realidade das cidades brasileiras e como podemos trabalhar para melhorá-las. Só quem busca conhecimento e novas oportunidades de implementação de políticas públicas, pensa, de fato, em preparar nossas cidades para um futuro melhor para as pessoas. Por isso, foram abordados diversos temas, com destaque para a desigualdade social, no que diz respeito à habitação e à economia”, pontuou Júlio Júnior.
O secretário destaca que a habitação social é um direito fundamental de todo cidadão mas, infelizmente, ainda há um grande número de brasileiros que não têm acesso a esse direito básico, por isso ele celebra as discussões sobre subsídios para a moradia, que foram abordados no evento, como uma alternativa para reverter essa situação.
Quanto a pauta da garantia dos direitos humanos, Júlio Júnior ressalta que os municípios desempenham um papel fundamental na implementação de serviços públicos essenciais à essas garantias fundamentais, tais como saúde, educação, assistência social, segurança pública e proteção ambiental, uma vez que a degradação do meio ambiente pode afetar significativamente a qualidade de vida das pessoas. Além de medidas que garantam segurança alimentar da população, como o Plano Safra, por exemplo. Para isso, segundo o secretário, além de uma ação efetiva das gestões municipais, é necessário fomentar a participação da sociedade civil.
Para viabilizar todas essas políticas sociais o equilíbrio das contas públicas é fundamental, e esse foi outro tema que foi discutido no evento. Para Júlio Júnior os debates realizados durante o encontro deixam clara a importância de conciliar a organização do orçamento dos municípios com a implementação de medidas necessárias para atender as demandas sociais.
“Com relação à lei do teto fiscal, que tem sido adotada por muitos estados brasileiros, foi ressaltado que algumas unidades federativas que não aderiram a essa lei tiveram melhorias significativas em suas economias e índices sociais. Isso mostra que é possível adotar outras medidas para equilibrar as contas públicas, sem afetar negativamente a vida da população”, concluiu o secretário.
Participaram do evento, além de prefeitos de dezenas de cidades brasileiras, os ministros: Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Sílvio Almeida (Direitos Humanos), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Juscelino Filho (Comunicações).
Recentes
Notícias recentes de Infraestrutura

Prefeito Júlio Nascimento se reúne com diretor do DER para discutir melhorias em rodovias de São Cristóvão

Prefeitura de São Cristóvão apresenta avanços habitacionais em evento pelos 16 anos do Minha Casa Minha Vida
