Rede Municipal de Ensino de São Cristóvão inicia ano letivo para mais de 8 mil alunos

Nesta segunda-feira (27), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início ao ano letivo da Rede Municipal de Ensino de São Cristóvão, recebendo mais de 8 mil alunos matriculados. Reconhecida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) como a melhor educação de Sergipe, a rede se destaca pela alta procura e pelo compromisso com a qualidade do ensino. Para atender à crescente demanda, diversas escolas passaram por ampliações, possibilitando a criação de novas vagas e garantindo que mais estudantes tenham acesso a uma educação de excelência na Cidade Mãe de Sergipe.


De acordo com a secretária da Educação, Deise Barroso, o ano de 2024 foi muito proveitoso e toda a equipe da Semed seguirá o mesmo corpo de planejamento. “Semana passada foi focada em planejar o ano letivo de 2025, vamos continuar buscando bons resultados, ensinando, com professores motivados, alunos aprendendo pra valer. A Semed faz toda entrega que precisa ser feita, garantindo a alimentação escolar, com o Primeiro Lanchinho; fardamento, o material pedagógico que é específico para a recomposição de aprendizagem e para alfabetização”, destaca.

O objetivo principal é aumentar o número de crianças alfabetizadas na idade certa, o que exige organização, dedicação e amor por parte dos professores, que estão diariamente ao lado dos alunos. Segundo a gestora da EMEF Maria José Pinto Fontes, uma escola referência no Ideb 2023, Cíntia Carla, a meta é alcançar 100% de alfabetização para as turmas do segundo ano. “Vamos dar continuidade ao trabalho realizado no ano passado e seguir como uma escola de destaque. Temos novos desafios, e um deles é alcançar 100% de alfabetização na idade correta, garantindo que todas as crianças do segundo ano saiam lendo e que alcancemos bons resultados nas avaliações deste ano”, reforçou Cíntia.

As avaliações citadas pela gestora referem-se ao Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e ao Saese (Sistema de Avaliação do Estado de Sergipe). Essas provas externas avaliam a aprendizagem dos alunos e, por meio desses testes, o município demonstrou seus resultados, garantindo o 1º lugar no Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Pensando na preparação desses alunos, a secretária de Educação, reforça a continuação das iniciativas como os Simulados Foguetinho, bem como as novas maneiras que os professores podem usufruir para se dedicar à uma aula mais interativa e estratégica. “Este ano também temos uma rede totalmente voltada para equipamento tecnológicos, onde os alunos vão aproveitar muito para estudar de uma maneira diferente, sempre utilizando a tecnologia, com os nossos tablets e lousas digitais, que já vem ajudando bastante aos professores e seus novos modos de ensino. É um ano de avaliação, então continuaremos batendo na tecla dos nossos simulados foguetinhos”, reafirma Deise.

E para que o ano letivo comece de forma efetiva no ensino-aprendizagem dos alunos, a secretária acrescentou ainda que em breve serão iniciadas as provas de fluência, um método que irá diagnosticar o nível de leitura de cada aluno. “Já vamos iniciar nossa prova de fluência, onde vamos diagnosticar como está a leitura das crianças, seu aprendizado e fazer as nossas intervenções com quem for necessário, dando um suporte mais individual para suas dificuldades. Desejo que seja um ano ainda mais proveitoso, que as nossas crianças possam aprender cada vez mais, que é isso que nos importa”.

Visita do prefeito
Para marcar o início do ano letivo e reforçar o compromisso com a educação de qualidade, o prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento, visitou a EMEF Maria José Pinto Fontes. Recebido com aplausos e carinho pelos alunos e equipe escolar, o prefeito destacou a importância da proximidade com a comunidade escolar e reafirmou seu comprometimento com o ensino municipal. “Nossa expectativa é alcançar resultados ainda melhores este ano. Seguimos investindo na infraestrutura das escolas, garantindo conforto e bem-estar para toda a comunidade escolar, além de valorizar os professores, que são pilares fundamentais para os resultados que estamos conquistando na educação de São Cristóvão”, afirmou Júlio.



Fotos: Heitor Xavier