26/06/2024

Projeto TeleNordeste acelera atendimentos da Atenção Especializada à Saúde em São Cristóvão

Desde agosto de 2023, o Projeto TeleNordeste tem viabilizado teleinterconsultas para conectar profissionais das equipes de Saúde da Família com médicos especialistas de diversas áreas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz no atendimento aos pacientes da rede pública de saúde de São Cristóvão. A adesão do município ao projeto tem o objetivo de ampliar o alcance, a rapidez e a resolutividade dos atendimentos na Atenção Primária à Saúde (APS), melhorando a qualidade dos resultados e reduzindo as filas de espera.

O TeleNordeste é uma criação do Ministério da Saúde (MS), com apoio do Conselho Nacional de Saúde (CONASS), e foi inserido em Sergipe por meio da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES/SE). São Cristóvão foi um dos 45 municípios sergipanos que aderiu ao projeto e, hoje, promove teleinterconsultas diariamente na rotina do atendimento aos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Teleinterconsulta com o paciente Daniel Messias e o enfermeiro Mateus Reis

Segundo o coordenadora da Atenção Primária à Saúde do município, Alícia Lisboa, o  TeleNordeste é uma ferramenta valiosa para a APS, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde, pois, além de reduzir o tempo de espera para as consultas na Atenção Especializada, ele melhora a qualidade da assistência e aumenta a satisfação dos usuários. 

“Por meio das telas, os profissionais das unidades, sejam médicos ou enfermeiros, podem acompanhar as consultas e auxiliar nas condutas juntamente com os pacientes e os teleconsultores especialistas através da teleinterconsulta. Além disso, os profissionais das nossas unidades também podem discutir os casos do território com os especialistas do Hospital Oswaldo Cruz por meio da teleconsultoria. Sem dúvida, isso representa um grande avanço para nosso município”, afirma a coordenadora.

Alícia Lisboa, coordenadora da Atenção Primária à Saúde

Como funcionam os atendimentos

Nas teleinterconsultas, o paciente chega à unidade de saúde para ser atendido pelo seu médico ou enfermeiro da Atenção Primária junto a um médico especialista na sua demanda. Esse intercâmbio de informações é feito através de chamadas de vídeo, agendadas previamente por meio da própria plataforma digital. Para as chamadas, o projeto ofereceu webcams para os para os computadores dos postos, junto a caixas de som. Nos casos em que não havia computadores, também foi custeada a entrega de notebooks.

Os dois profissionais unidos pelo ambiente virtual fazem a escuta do paciente, atendendo-o juntos e direcionando o cuidado de saúde necessário. Caso o médico ou enfermeiro da unidade precise consultar o especialista on-line para discutir o caso do paciente ou tirar dúvidas, mesmo sem o paciente presente, o diálogo entre ambos também pode ser feito. Contudo, para o diálogo entre paciente e especialista acontecer, ele precisa da ponte feita na unidade de saúde local.

Dr. Lucas Pereira, médico da APS na UBS Masoud Jalali, destaca três pontos essenciais que tornam o uso do TeleNordeste vantajoso, pois beneficia tanto os pacientes quanto os profissionais da rede. Esses pontos são o acesso às consultas especializadas facilitado para o paciente, a contrarreferência médica, que melhora o cuidado integral, e o ganho de conhecimento, que auxilia na capacitação e autonomia dos profissionais locais.

“Com o projeto, temos a possibilidade de conseguir consultas no mesmo dia, tirar dúvidas e encaminhar para o especialista. Também recebemos o que chamamos de contrarreferência. Quando o paciente vai ao especialista, ele volta para nós com informações claras sobre o que foi feito. Muitos especialistas não mandam a contrarreferência, o que nos deixa sem saber o que está acontecendo. Com o projeto, entendemos o pensamento do especialista, o motivo dos exames e medicamentos prescritos, o que facilita o cuidado na APS. Outro ponto maravilhoso é que também aprendemos. Há uma troca de conhecimento muito boa, e confesso que estou aprendendo bastante com os especialistas”, relata o médico.

Dr. Lucas Pereira, médico da APS na UBS Masoud Jalali

A troca de conhecimentos ajuda a capacitar a atuação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde, que passam a desenvolver novas habilidades relacionadas às especialidades. Com o tempo, esses profissionais aprendem a lidar melhor com os casos, entendendo melhor o funcionamento dos tratamentos, como a aplicação da insulinoterapia por meio das informações de um especialista em endocrinologia, ou o manejo de medicamentos para transtornos ansiosos, depressivos e psicóticos, que têm uma grande demanda no município.

Para o paciente Givaldo Lima, foi fundamental ter o acesso a uma especialista em cardiologia por meio de suas consultas de rotina, o que agilizou seu tratamento para os índices elevados de colesterol e pressão arterial.

“Eu gostei, é tão importante poder ter acesso a um especialista por meio da teleconsulta, que talvez não tivesse aqui com facilidade. Ter especialistas aqui é essencial porque serve a todos e muita gente precisa. Sempre sou atendido aqui, mas foi a minha primeira vez com a cardiologista e saí muito satisfeito com a consulta”, declara.

Givaldo Lima, usuário da UBS Masoud Jalali

Atendimento especializado em domicílio 

As consultas em conjunto com os especialistas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz também são realizadas para usuários do programa Melhor em Casa, que podem estar acamados e recebem atendimento da equipe de saúde em domicílio. 

Camila Barreto, gerente do programa Melhor em Casa, conta que, da mesma maneira que acontece nas UBS, o médico do programa agenda o atendimento através do TeleNordeste e acessa a chamada de vídeo por meio da plataforma instalada no celular, promovendo a teleinterconsulta dentro do quarto ou da sala do próprio paciente, conforme a sua necessidade.

“Temos feito consultas conjuntas com cardiologista, urologista, neurologista, psiquiatra, nutricionista. Isso está dando um apoio muito grande para a equipe multiprofissional também do programa Melhor em Casa, o que traz conforto e bem estar para os atendimentos dos nossos pacientes, que, muitas vezes, não conseguem se deslocar até a unidade ou a um especialista”, pontua a coordenadora.

Camila Barreto, gerente do programa Melhor em Casa

O médico do Melhor em Casa, Dr. Gabriel Nascimento, acredita ser fundamental ter esse acesso a especialistas, pois é comum ter dificuldades de acesso a alguns conhecimentos, tanto para a população quanto para a equipe que a atende. 

“A atuação dos especialistas é essencial para casos mais complexos, que são a maioria no programa Melhor em Casa. São, muitas vezes, casos difíceis de se manejar, então a atuação dos especialistas em conjunto com os médicos da nossa equipe, bem como os enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e tecnicos, é fundamental para conseguirmos fazer um melhor cuidado com o paciente”, defende.

Dr. Gabriel Nascimento em teleinterconsulta com a paciente Dira Montes

Fotos: Clara Dias

Publicado por Clara Dias
Fotos por Clara Dias
Personalize suas opções de acessibilidade